Sociologia, perguntado por liliegs, 1 ano atrás

“Primeiro, os índios foram tratados como participantes do processo de miscigenação, o que contribuiu para a visão do índio como aquele que foi colonizado no passado e dizimado ou pela cultura ou pela própria ocupação do território pelos portugueses. Depois, foi redescoberto pelos autores que vieram lecionar antropologia no país e passou a ser tema de pesquisa novamente. Os costumes, a cultura, as relações sociais dentro dos grupos indígenas passaram a ser objeto de pesquisa, assim como as populações rurais, seguindo-se uma preocupação clara com o perigo de desaparecimento das populações indígenas no processo de desenvolvimento capitalista e da expansão da fronteira agrícola.” (Material em texto UNIMES – aula 32)



Uma das principais críticas dos antropólogos contemporâneos é a de que a forma como o índio é pensado nos materiais escolares é preconceituosa, porque somente considera sua contribuição para a formação de uma nação miscigenada e desconsidera o papel social e político dos povos indígenas na sociedade atual. Também estamos acostumados a encontrar leituras nos jornais e na mídia que considera a cultura indígena perdida por causa do contado desses povos com a sociedade capitalista ou com outras culturas. A leitura sobre o papel do índio na miscigenação e a leitura sobre a perda da cultura indígena nos remetem à:
Escolha uma:
a. Interpretação antropológica de Marshall Sahlins sobre as contribuições da antropologia para pensar a história.
b. Interpretação antropológica de Lévi-Strauss sobre a cultura enquanto uma forma de pensar, portanto, algo que não se perde.
c. Interpretação dos evolucionistas culturais, que consideravam a sociedade da ciência, a sociedade do capitalismo como superior às sociedades indígenas e atrelavam o conceito de cultura ao conceito de raça para pensar o contato cultural.
d. Interpretação antropológica Max Gluckman sobre a estrutura social ampliada.

Soluções para a tarefa

Respondido por micheliii123
1
essa pergunta é letra C

Perguntas interessantes