Primeiramente, devemos entender que o designer de interiores, que irá projetar a iluminação de um determinado local, tem que estar desde o início das etapas de projetos. Ele terá vantagens em relação àquele que assumiu depois da construção ou reforma pronta, já que caminhará com o engenheiro ou arquiteto trabalhando com a luz, definindo o ambiente no todo, analisando materiais, cores, objetos e toda composição da obra.
CARDOSO, Adriano Pereira; LAROCCA, Alexandre Gasparini; CATÂNIO, Renata. Conforto Ambiental. Maringá – PR.: UniCesumar, 2018.
Diante do exposto, avalie as afirmativas:
I. A luz é um elemento importante para o design de interiores, permitindo ao profissional a criação de espaços aconchegantes, atraentes e confortáveis.
II. Cálculos e projetos concretos são pontos importantes que devem ser considerados em se tratando de conforto visual.
III. Obrigatoriamente, em todos as situações, existe a necessidade de cálculo para realizar o projeto luminotécnico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Todas as assertivas estão corretas, portanto a alternativa correta é a número 5
O Design de interiores é o profissional responsável por projetar os interiores de apartamentos, casas e escritórios com o intuito de maximizar o espaço, tornar o ambiente mais confortável, minimizar os custos de iluminação e, além disso, criar ambientes refinados com requinte e elegância.
Um dos fatores essenciais que devem ser levados em consideração pelo designer de interiores é a iluminação. Seja ela natural proveniente da luz solar, ou artificial proveniente de lâmpadas, luminárias e spots, a iluminação deverá evitar cansaço na visão de quem utilizar aquele ambiente e suavizar a atmosfera do local
Resposta: 1 e 2 somente
Explicação: não existe por obrigação usar minimo de duas luminárias para cada ambiente.