Português, perguntado por dudad5485, 11 meses atrás

Primeira – “Proibir o uso de canudos não biodegradáveis é uma excelente iniciativa para a preservação do meio ambiente. Entretanto, não é o bastante. É preciso que o ser humano desenvolva consciência ambiental. Como isso pode ser alcançado?”

Soluções para a tarefa

Respondido por claudianecruz1234
12

Resposta:

A geração atual de crianças vai conviver diretamente com os problemas ambientais no futuro. Por isso, ensiná-las desde cedo as boas práticas em relação a natureza é essencial. Muito já é ensinado na escola, mas também cabe aos pais fornecer uma educação ambiental aos filhos.

Uma criança é o reflexo da criação dela e dos adultos próximos. Assim, vale a pena investir em pequenas ações diárias para mostrar aos pequenos a importância de ser consciente. Uma das questões mais importantes é evitar o desperdício para não gerar mais lixo.

Explicação:

Buscar informações sobre os impactos ambientais e transmiti-las para os seus filhos é muito importante. Bem como relacionar esses impactos com processos diários e investir em ações mitigadoras. No dia a dia, os consumos mais desafiadores de serem mudados são os de água e de eletricidade.

ÁGUA

Pequenas mudanças podem gerar uma grande economia de água, o que favorece também o orçamento familiar. No caso dos banhos, por exemplo, a vazão dos chuveiros varia entre 6 e 25 litros de água por minuto, de acordo com o tamanho do aparelho e a pressão. Dessa forma, o banho de 15 minutos em um chuveiro simples pode gastar entre 90 e 375 litros.

Uma boa ideia é desligar o equipamento para se ensaboar e reduzir para cerca de cinco minutos o chuveiro ligado. Assim, o gasto cai para um valor entre 30 e 125 litros. Escovar os dentes e fazer a barba com a torneira fechada também tem um impacto positivo, deixe para a abrir o registro no momento do enxágue.

Para quem tem o hábito de lavar o quintal ou o carro, faça isso com baldes porque as mangueiras têm uma vazão de água muito maior. Isso também se aplicar para molhar plantas e gramados. É também importante fazer essas tarefas em horários mais frescos como à noite ou no início da manhã para evitar a evaporação rápida.

O reaproveitamento da água é também muito interessante. Com a captação da água da chuva, é possível substituir a encanada em várias atividades citadas, como para regar plantas e lavar o carro.

ELETRICIDADE

A produção de energia elétrica é a grande vilã dos impactos ambientais. Isso porque o mundo cada vez mais depende de funcionalidades elétricas. No Brasil, boa parte da matriz energética depende da produção das usinas hidrelétricas, que têm um grande impacto negativo durante a instalação, devido à inundação de áreas quilométricas.

Dessa forma, a economia de luz no dia a dia é necessária e pode ser feita por meio de sensores de presença em locais como corredores e saguões, troca de eletrodomésticos sem certificação e a instalação de tomadas que desligam sozinhas após um tempo de ociosidade do equipamento conectado.

Além disso, a produção própria de energia pode ser muito benéfica. Esse é o caso da energia solar fotovoltaica que pode ser instalada em diferentes telhados e coberturas e em áreas planas como estacionamentos. Essa é uma fonte limpa e renovável para gerar economia para o consumidor.

Perguntas interessantes