Primeira Pergunta: Uma grande pesquisa desenvolvida pelo sociólogo Pierre Bourdieu e por Jean-Claude Passeron nos anos 1960 deu início a uma crítica das instituições de ensino e da concepção de educação como um todo por comprovar que a estrutura da sociedade marcada por distinções sociais e privilégios de classe se reproduzia na escola. Os dados da pesquisa foram fundamentais para provar o aspecto segregativo da educação. Essa pesquisa e o posterior desdobramento teórico colocou em xeque o discurso da entidade escolar como lugar de reparação das desigualdades sociais. Questionava-se o papel da escola como um lugar responsável por um aspecto da construção de uma sociedade mais justa e, sobretudo, democrática.
Sobre a teoria de Bourdieu, podemos afirmar:
1. Segundo a teoria de Bourdieu, a escola privilegia a cultura das elites e ao mesmo tempo renega, negligência, discrimina e tenta apagar a cultura das classes menos favorecidas economicamente.
2. Bourdieu e Passeron comprovam, com sua pesquisa, que a escola reproduz desigualdades sociais mesmo dentro do contexto educativo, estas afirmações são pautadas por estudos estatísticos realizados nos anos 1961 e 1962 na França, que comprovam as desigualdades culturais dentro das escolas e como elas favoreciam uma classe em detrimento de outra.
3. Como procedimento metodológico da pesquisa realizada, os autores Bourdieu e Passeron levaram em consideração a instrução e a profissão dos pais. Os pesquisadores verificaram com os dados da pesquisa que apenas 6% dos filhos de operários conseguiram chegar ao ensino superior, o que comprovou a tese da exclusão por classe.
4. Bourdieu tentou de provar o papel segregativo da escola, para isso ele criou o conceito de “capital cultural”, que consiste em relacionar o domínio por parte de uma classe ou a ausência de conhecimentos julgados como relevantes pelo Estado, por outra classe social, com o sucesso ou o fracasso escolar da criança. Verifica-se que o sucesso escolar está ligado ao domínio de certos hábitos sociais e culturais mais ligados a classes altas.
5. Bourdieu e sua teoria podem ser considerados representantes de uma tendência que tem como objetivo manter a escola como um instrumento da preservação da estrutura social estratificada e baseada em classes e manter a escola com maior acesso a classe economicamente privilegiada.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente a V está incorreta.
c) Nenhuma está correta.
d) Todas estão corretas.
e) Somente a V está correta.
Segunda pergunta: O tipo de violência que é examinada pela teoria de Bourdieu se caracteriza por seu caráter de dominação subjetiva. Por isso ela tem um caráter de aparente legitimidade pois está baseada em costumes sociais. Ela, a violência simbólica, é considerada legítima para o dominador e para o dominado, pois está ligada um “habitus social”. Esse “habitus” é uma prática cultural e social que foi construída culturalmente. O que fundamenta esse “habitus” é o costume e a crença, que são mediados por todos os integrantes da escala e da estrutura social, família, escola, comunidade.
O conceito de “habitus” pode ser definido da seguinte forma:
a) O conceito de habitus é conhecido como capital financeiro, segundo o conceito tem-se por objetivo entender a relação indivíduo/sociedade dentro da estrutura da economia.
b) Todas as classes sociais possuem o mesmo habitus, por isso o gosto é unificado. Os gostos diferentes são produzidos pelos condicionamentos sociais diferentes que são associados à condição de cada um na sociedade e correspondente ao seu status social.
c) O habitus, segundo Bourdieu, é adquirido através da imitação e reflete a realidade vivida a que os indivíduos são socializados, sua experiência somente individual e oportunidades objetivas. Assim, o habitus é igual em todas as classes sociais.
d) Habitus pode ser definido como um sistema de disposições incorporadas, tendências que organizam as formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social ao seu redor e a ele reagem em termos de classe social, religião, nacionalidade, etnia, educação e profissão.
e) Com o habitus reconhecemos que todos são iguais e que a escola unifica o que já é uniforme, as classes sociais. O que se come, o que se bebe, o que se escuta e o que se veste é sempre o mesmo na sociedade, portanto temos todos o mesmo habitus independente de classe social.
Soluções para a tarefa
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2
Resposta:
Primeira Pergunta: resposta B
Segunda Pergunta: resposta D
Explicação:
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