Geografia, perguntado por deusasilva51236, 10 meses atrás

primeira guerra mundia, isso sim vai cair na prova.
eu não sei muito sobre a guerra mundial vocês pode me ajudar explicando do começo e bem resumido por favooooooooooooooooooooor.

Soluções para a tarefa

Respondido por rhaissagomesdasilva
2

Como eu queria uma coisa mais detalhada , procurei um site muito bom e colei um resumo !!!!!!

Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um grande conflito entre as potências europeias que arrastou 17 países dos cinco continentes.

Eis a lista de participantes:

Alemanha

Austrália

Áustria-Hungria

Brasil

China

Estados Unidos

França

Império Britânico

Império Turco-Otomano

Itália

Japão

Luxemburgo

Países Baixos

Portugal

Reino da Romênia

Reino da Sérvia

Rússia

INÍCIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

As potências europeias entravam constantemente em choque por conta das disputas coloniais.

Também havia sempre a ameaçade explodir um conflito no interior do Império Austro-Húngaro e no Império Turco-Otomano por conta das reivindicações de grupos nacionalistas.

Em 28 de junho de 1914, o herdeiro ao trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Fernando e sua esposa Sofia, foram assassinados a tiros por Gavrilo Príncip (1894-1918), nacionalista sérvio.

Esse atentado é considerado o estopim da Primeira Guerra Mundia e após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo, cresce a tensão na Europa.

De um lado, estavam as chamadas Potências Centrais ou Tríplice Aliança (Alemanha e Áustria-Hungria, unindo-se ao Império Turco-Otomano e à Bulgária). As raízes destas coligações encontram-se na Tríplice Aliança, constituída em 1882 entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália (esta última, em 1914, de início declara-se neutra).

De outro, os Países Aliados ou Tríplice Entente (Rússia, França e Inglaterra) desenvolvem um complexo sistema de alianças que separou o continente europeu em dois blocos.

Em 28 de julho, a Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia. Aliada da Sérvia, a Rússia declara guerra à Áustria o que faz com que a Alemanha declare guerra à Rússia.

Aliada dos russos, a França inicia a mobilização de tropas contra os alemães e o conflito se inicia no dia 3 de agosto de 1914.

Entram na guerra a Grã-Bretanha, que se alia à França, e a Turquia, apoiando a Alemanha, ataca os portos da Rússia no Mar Negro.

Por favor leia com atenção !!!!!!!!! Se fosse eu que tivesse escrevido seria maior !!!!!!

28 de julho

Um mês após o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, a Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia.

1º de agosto

A Alemanha declara guerra à Rússia e ataca a Bélgica e Luxemburgo.

04 de agosto

Após expirado o prazo do ultimato dado à Alemanha para que retirasse suas tropas da Bélgica, a Grã-Bretanha entra na guerra ao lado da França.

07 de agosto a 13 de setembro

Desencadeia-se uma série de batalhas envolvendo os exércitos alemão, francês, belga e inglês, travadas ao longo da fronteira oriental da França e ao sul da Bélgica. Esse período fica conhecido como “Batalha de Fronteiras”.

17 de agosto

O Império Russo invade a Prússia Oriental. Apesar da superioridade numérica, o exército russo sofreu um terrível revés seguido de um efetivo avanço alemão que resultou na tomada de Varsóvia (Polônia).

21 a 23 de agosto

Os alemães impõem pesadas baixas ao exército francês e vencem a “Batalha das Ardenas”, na fronteira franco-belga.

05 a 12 de setembro

Durante a primeira Batalha de Marne, com o exército alemão, a 50 km de Paris, os táxis da cidade são requisitados para transportar até o front uma brigada de infantaria para a defesa da cidade.

08 de outubro

Acontece o primeiro ataque aéreo britânico bem-sucedido na Alemanha, quando duas aeronaves da Royal Naval Air Service (RNAS) bombardearam galpões de Zeppelin, em Dusseldorf, e a estação ferroviária de Colônia.

29 de outubro

Forças turcas e alemãs atacam a frota imperial russa no Mar Negro.

20 de dezembro a 17 de março de 1915

Franceses conseguem pequeno ganho territorial na “Batalha de Champagne”. Nesses combates, cada lado teve cerca de 90.000 baixas.

fonte :toda matéria/Juliana bezerra ; professora de história

Perguntas interessantes