História, perguntado por tania8680, 9 meses atrás

primeira atividade agrícola dos portugueses no Brasil ​

Soluções para a tarefa

Respondido por campeao1234
1

Resposta:

O sistema de capitanias hereditárias, adotado no Brasil pela coroa portuguesa, já vigorava nas ilhas da Madeira e Cabo Verde. Aqui, a primeira doação foi a ilha de São João, segundo a Carta Régia de dom Manoel I, datada de 16 de fevereiro de 1504, tendo-a recebido Fernando de Noronha.

 

Entre 1534 e 1536, dom João III fez a doação de 15 capitanias para 12 donatários, sendo sete combatentes de guerra, na África e na Índia, quatro altos funcionários da Corte e um capitão da confiança de Martim Afonso de Sousa.

 

O caráter hereditário das capitanias acabou em 1759, por conta das reformas modernizantes efetuadas pelo Marquês de Pombal. Com a Lei de Terras, de 1850, começam a escrituração e o domínio capitalista da propriedade rural no Brasil.

 

Pau-brasil

A primeira atividade importante da colônia portuguesa após o descobrimento foi a exploração do pau-brasil - árvore comum da Mata Atlântica, litorânea, muito valiosa pelo pigmento vermelho extraído de seu cerne, utilizado no tingimento de tecidos e na pintura de arte europeia.

 

Os franceses gostavam de traficar pau-brasil. Tinham como aliados os índios tupinambás, além do náufrago português Diogo Correia, o Caramuru, que vivia em Salvador desde 1509 e era casado com a índia Paraguaçu.

Violino

O uso nobre do pau-brasil ocorre hoje na música. O cerne de sua madeira permite confeccionar os melhores arcos de violino do mundo. O som fica imbatível.

Açúcar

As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da ilha da Madeira, por Martim Afonso de Sousa, que instala em 1533 o engenho de São Vicente, no litoral paulista. Lá surgiu a cachaça brasileira.

 

Foi lá no Nordeste, especialmente em Pernambuco, que a economia açucareira se estabeleceu. Durante dois séculos, o açúcar formou a base da economia colonial, perdendo a primazia mundial apenas no século XVIII, com a produção, na Europa, do açúcar de beterraba.

 

A prosperidade da produção açucareira no Brasil despertou a cobiça dos holandeses, que, em 1630, invadiram Pernambuco. O príncipe Maurício de Nassau dominou o território por quase 25 anos, até 1654, quando os portugueses derrotaram os invasores, expulsando-os.

Borracha

No Amazonas e no Acre, as seringueiras nativas geraram um surto efêmero de riqueza e poder, baseado na extração do látex. Em 1880, as exportações de borracha assumiram a terceira posição na balança comercial, atrás apenas do café e do cacau.

O ciclo da borracha brilhou até 1912, quando o preço caiu fortemente no mercado mundial devido à entrada da produção asiática.

A riqueza do apogeu do ciclo da borracha pode ser espelhada no Teatro Amazonas, construído em Manaus por arquitetos europeus. Foi inaugurado em 1896, com a apresentação da Companhia Lírica Italiana.

Cacau

Desde 1783, o cacau se sobressaiu na capitania de Ilhéus, sul da Bahia. Mas o apogeu do ciclo do cacau se deu na década de 1920, constituindo então singular economia, cenário dos magníficos romances de Jorge Amado, escritor baiano.

Cacau (1933), São Jorge dos Ilhéus (1944) e Gabriela, cravo e canela (1958) descreveram bem essa opulenta - embora restrita - sociedade.

Mineração

Após as primeiras descobertas do ouro no Brasil, na passagem do século XVII para o XVIII, o eixo econômico do Brasil colonial mudou, deslocando-se do Nordeste açucareiro para as Minas Gerais.

Durante um século, até a chegada do ciclo cafeeiro, o ouro comandaria a riqueza nacional.

Em 23 de junho de 1698, a bandeira comandada por Antônio Dias de Oliveira chegou aos pés do pico Itacolomi, onde nasceu a histórica Vila Rica, atual Ouro Preto. Começou ali o ciclo do ouro das Minas Gerais.

espero ter ajudado!!!!!!!!!!!!!!!!!

Explicação:

Perguntas interessantes