Prezados estudantes,
Bem-vindos à atividade MAPA. Embora vocês já conheçam o que é uma atividade desta natureza, vale a pena relembrar que o MAPA é uma atividade imersiva, que exige a atuação do estudante na problematização, interpretação, avaliação e resolução de uma situação ligada à uma demanda profissional. Para nosso MAPA da disciplina de Novas Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio, faremos uma abordagem sobre o universo da automação das máquinas agrícolas.
As máquinas agrícolas surgiram no princípio do século XIX, em resposta às crescentes preocupações quanto às crises alimentares que poderiam ser disparadas caso as tecnologias de produção de alimentos não evoluíssem. Com o tempo, as máquinas agrícolas foram aprimoradas, ampliando sua eficiência e precisão em campo.
Na atualidade, a precisão dos trabalhos executados pelas máquinas agrícolas não é creditada apenas à habilidade de seus operadores, mas também ao avanço das tecnologias embarcadas, que permitem, ao extremo, a automatização de tarefas.
Esta automatização de tarefas modifica o paradigma de uso das máquinas. As alavancas e botões relacionados à diferentes funções nas máquinas foram agregadas em um terminal de controle, com uma tela tátil, cabendo ao operador apenas acompanhar o funcionamento autônomo de sistemas, como os de direção e esterçamento, controle de frenagem e acionamento eletrônico do hidráulico e tomada de potência.
Além disso, as possibilidades de automação de funções se ampliam quando consideramos a interconectividade de sistemas que podem estar associados a conjunto trator-implementos. Este é um dos pilares, por exemplo, que possibilita a aplicação automatizada de fertilizantes em taxa variável, em nível de campo.
No exemplo acima, as definições alocadas em algoritmos no terminal de controle são repassadas à módulos de controle e atuadores que depositam as quantidades exatas de fertilizantes, de acordo com a informação sobre a sua real necessidade, aferidas por meio de sensores.
Em resumo, estamos caminhando para a total automatização das funções das máquinas agrícolas, sendo possível, em alguns casos, dispensar a mão de obra de seus operadores, deslocando-os para outras funções que ainda dependem da finesse humana para sua execução.
A automatização de funções nas máquinas agrícolas caminha a passos largos, em especial, considerando os grandes e médios produtores. Ao contrário do senso comum, a automatização das máquinas é um processo acessível e amplamente dependente de componentes eletrônicos, tais como Módulo de Controle (electronic control unit), chicotes (padrão CAN), atuadores e sensores.
Logicamente que a avaliação da automação de máquinas agrícolas passa por uma análise de custo-benefício. Todavia, a disposição para automatizar as máquinas seria mais elevada se o conhecimento sobre seus componentes fosse mais popularizado.
Neste sentido, execute a atividade MAPA respondendo aos seguintes questionamentos:
1) Explique sobre os componentes Módulo de Controle, Atuadores e Sensores.
2) Explique sobre a interação entre os componentes destacadas no primeiro questionamento, por meio de um exemplo.
3) Cite e descreva as informações sobre 4 tecnologias ou equipamentos que podem ser considerados exemplos de automação no Agronegócio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1. resposta da certa certa
Perguntas interessantes
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás