Prezado estudante, neste período abordaremos um tema relacionado a uma situação que está impactando a nossa sociedade nesse momento, a pandemia da Covid-19. Bons estudos!
SEDENTARISMO CAUSADO PELA COVID-19 PODE VIR A CAUSAR UMA NOVA PANDEMIA, ALERTA OMS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. As estatísticas da organização mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes no mundo não praticam atividade física suficiente. Mulheres e meninas costumam fazer ainda menos exercícios do que os homens.No momento em que muitas pessoas reduziram a prática devido à pandemia da Covid-19, a OMS lançou um guia com diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Pessoas de todas as idades e habilidades podem ser fisicamente ativas, informa o documento.
A organização destaca que a prática de exercícios é fundamental para prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Outros benefícios mencionados são a redução dos sintomas de depressão, de ansiedade e do declínio cognitivo, o aprimoramento da memória e o estímulo à saúde do cérebro.
“Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar — pode ajudar a adicionar anos à vida e vida aos anos”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que completou: “Cada movimento conta, especialmente agora que administramos as restrições da pandemia da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias, com segurança e criatividade”.
A OMS enfatiza que todos podem se beneficiar com o aumento da atividade física e a redução do sedentarismo, incluindo mulheres grávidas, puérperas e pessoas que vivem com doenças crônicas ou com deficiência. Por isso, as diretrizes também incluem informações específicas para esses grupos.
A organização incentiva os países a adotarem as diretrizes e, a partir delas, desenvolverem políticas nacionais de saúde, em apoio ao plano de ação global sobre atividade física lançado pela OMS em 2018, que tem como objetivo reduzir o sedentarismo em 15% até 2030.
Toda atividade física é benéfica. Veja alguns tipos:
• Esportes e lazer – As atividades físicas podem ser feitas por meio de esportes e em momentos de lazer, como a prática da dança, por exemplo.
• Trabalho - Também pode ser realizada como parte do trabalho e de atividades domésticas cotidianas, como jardinagem e limpeza.
• Transporte - O transporte é outra forma possível de praticar atividade física, com caminhadas e uso de bicicleta para se locomover.
Recomendações para cada grupo:
Crianças e adolescentes (5 a 17 anos) - Fazer pelo menos 60 minutos por dia de atividade física com intensidade de moderada a vigorosa, principalmente aeróbica. Atividades aeróbicas intensas, assim como as que fortalecem músculos e ossos, devem ser incorporadas pelo menos 3 dias por semana.
Adultos (18 a 64 anos) - Fazer ao longo da semana pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada; ou de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa. Também é possível fazer uma combinação equivalente dos dois tipos de exercício. Devem fazer atividades de fortalecimento muscular em intensidade moderada ou alta, que envolvam todos os principais grupos musculares, em 2 ou mais dias por semana.
PARA SABER MAIS:
EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CASA: Praticar exercícios físicos durante a pandemia é de suma importância para a manutenção da saúde. Com o fechamento de academias e espaços públicos, muitas pessoas recorreram a diversos treinos disponibilizados em redes sociais, que podem ser executados em casa. Muitos destes treinos são bons e de fácil execução, mas não levam em conta as necessidades individuais. Portanto, muito cuidado ao executá-los. Se sentir alguma dor muscular ou desconforto, interrompa e procure um treino mais leve. Selecione e clique no link a seguir para conhecer um treino aeróbico de fácil execução que você pode executar em casa enquanto ainda estamos em isolamento social. Mas atenção! Assim que a pandemia acabar procure fazer seus exercícios ao ar livre ou em alguma academia e sempre com a supervisão de um profissional de Educação Física.
Atividade:
1) Após aproximadamente 1 ano e 4 meses de pandemia, o número de mortos pela COVID-19 no mundo está em torno de 3,7 milhões de pessoas. De acordo com o texto, a quantidade de mortes que poderiam ser evitadas por sedentarismo é maior ou menor que as mortes por COVID-19? Podemos afirmar que o sedentarismo tira a vida como uma pandemia? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Não, Pois a pandemia pode matar milhares de pessoas em segundos, e o sedentarismo não, vai matando as pessoas ao poucos, pode até demorar muitos anos.
Perguntas interessantes