Português, perguntado por Thatavazar, 1 ano atrás

Preto e branco

Perdera emprego, chegara a passar fome, sem que ninguém soubesse; por constrangimento, afastara-se da roda boêmia que antes costumava frequentar: escritores, jornalistas, um sambista de cor que vinha a ser seu mais velho companheiro de noitadas.
De repente, a salvação lhe apareceu na forma de um americano, que lhe oferecia emprego numa agência. Agarrou-se com unhas e dentes à oportunidade, vale dizer, ao americano, para garantir na sua nova função uma relativa estabilidade.
E um belo dia vai seguindo com o chefe pela Rua México, já distraídos de seus passados tropeços, mas, tropeçando obstinadamente no inglês com que se entendiam -- quando vê do outro lado da rua um preto agitar a mão para ele.
Era o sambista seu amigo.
Ocorreu-lhe desde logo que ao americano poderia parecer estranha tal amizade, e mais tarde incompatível com a ética ianque a ser mantida nas funções que passara a exercer. Lembrou-se num átimo que o americano em geral tem uma coisa muito séria chamada preconceito racial e seu critério de julgamento da capacidade funcional dos subordinados talvez se deixasse influir por essa odiosa deformação. Por via das dúvidas, correspondeu ao cumprimento de seu amigo de maneira mais discreta que lhe foi possível, mas viu em pânico que ele atravessava a rua e vinha em sua direção, sorriso aberto e braços prontos para um abraço.
Pensou rapidamente em se esquivar -- não dava tempo: o americano também se detivera, vendo o preto aproximar-se. Era seu amigo, velho companheiro, um bom sujeito, dos melhores mesmo que já conhecera -- acaso jamais chegara sequer a se lembrar de que se tratava de um preto! Agora, com o gringo ali ao seu lado, todo branco e sardento, é que percebia pela primeira vez: não podia ser mais preto. Sendo assim, tivesse paciência: mais tarde lhe explicava tudo, haveria de compreender. Passar fome era muito bonito nos romances de Knut Hamsun, lidos depois do jantar, e sem credores à porta. Não teve mais dúvidas: virou a cara quando o outro se aproximou e fingiu que não o via, que não era com ele.
E não era mesmo com ele.
Porque antes de cumprimentá-lo, talvez ainda sem tê-lo visto, o sambista abriu os braços para acolher o americano, também seu amigo.
(Fernando Sabino)

01) Justifique o título dado ao texto:

02) O que o texto denuncia? Justifique sua resposta:

03) Qual o estado da personagem antes e depois de encontrar o tal amigo? O que você achou dessa atitude dele? Comente:

04) Por que o autor teria optado por usar o termo "preto" e não "negro"?

05) Por que o protagonista afastou-se dos amigos? O que você achou dessa atitude?

06) Por que para ele o americano poderia estranhar a amizade entre ele e o sambista?

07) Qual a reação do personagem frente ao cumprimento do amigo? Por que ele entrou em pânico?

08) Por que o personagem achou seu amigo ainda mais preto?

09) O que significa a expressão "com unhas e dentes", utilizada no começo do texto? Ela foi empregada no sentido denotativo ou conotativo? Por quê?

10) No terceiro parágrafo, há uma palavra utilizada com dois sentidos: denotativo e conotativo. Que palavra seria essa? Explique os dois sentidos:

11) Copie do texto uma passagem extremamente preconceituosa, explicando sua escolha:

12) Transcreva do texto um trecho em que o personagem procura justificar sua indiferença perante o negro:

13) Podemos afirmar que existe no título e no texto uma antítese? Justifique sua resposta:

14) O desfecho da narrativa é inesperado. Se soubesse desse final, o personagem teria tomado a atitude que tomou? Justifique:

15) Que mensagem o texto transmite? Que lição ele nos dá?

16) Você concorda que americanos, de um modo geral, são preconceituosos? O citado no texto comprova tal afirmação? Por quê?





17) De que forma o cartaz acima e o texto dialogam? Explique:

18) Existe uma ambiguidade no cartaz? Justifique sua resposta:

19) De que maneira você, num primeiro momento, entendeu a frase do cartaz?

20) O que serviu como "pista" para perceber o outro sentido?

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
60

1) O título "Preto e Branco" representa o tema central do texto, ou seja, a nossa variedade étnica.

2) Através do personagem principal, que se esconde ao ver seu amigo, o texto denuncia o preconceito, bem como a omissão diante do preconceito de outros.

3) Antes: aflição por não saber como agir. Depois: surpresa por notar que o amigo conhecia o seu chefe.

A atitude, se tivesse se concretizado, seria ofensiva para o amigo, além de omissa, pois, embora tenha se provado que o chefe, na verdade, não tinha preconceitos quanto à etnia do amigo, ainda que ele tivesse, não é uma boa atitude esconder-se de seus amigos de diferentes etnias devido ao preconceito de outras pessoas, pois dessa forma estamos incentivando ainda mais que essa prática ocorra.

4) Ele se coloca no lugar do americano, adotando assim sua forma de falar.

5) O personagem afastou-se de seus amigos porque tinha perdido o emprego e não queria se constranger ao expor a situação.

6) Devido à ética ianque muito comum nos Estados Unidos e ao preconceito racial.

7) Cumprimentar sorrateiramente para que o chefe americano não percebesse. Ele entrou em pânico porque não queria que o chefe percebesse que um negro era seu amigo.

8) Devido à proximidade com o americano, que era muito branco.

9) Significa o mesmo que dizer ''com toda força'' ou ''com tudo que tinha''. Conotativo, que é o sentido figurado do termo, pois o personagem não se agarrou, de fato, usando suas unhas e dentes.

10) A palava ''tropeços'' e ''tropeçar'', pois não é possível tropeçar, de fato, em palavras.

11) A passagem ''acaso jamais chegara sequer a se lembrar de que se tratava de um preto'', pois ao utilizar a palavra ''preto'' o personagem tenta aferir um significado de mediocridade ou inferioridade.

12) ''Passar fome era muito bonito nos romances de Knut Hamsun, lidos depois do jantar, e sem credores à porta''.

13) Sim. O texto destaca duas etnias, colocando-as como separadas, mas, no decorrer do texto, percebemos que o americano não tinha preconceitos.

14) Provavelmente não, pois ele mesmo justifica suas ações no que o americano iria pensar.

15) De que não devemos ser omissos diante do preconceito de outrem.

16) Existe um histórico de preconceitos, mas isso ocorre em diversos lugares. No trecho ''Lembrou-se num átimo que o americano em geral tem uma coisa muito séria chamada preconceito racial e seu critério de julgamento da capacidade funcional dos subordinados talvez se deixasse influir por essa odiosa deformação'' o personagem infere essa situação, mas ela não se comprova.

17) Faltou o cartaz. Procure perceber se o cartaz, de alguma forma, incentiva campanhas contra o preconceito ou tematiza questões étnicas, pois assim ele se ligaria ao texto.

18) Faltou o cartaz. Procure perceber se no cartaz existem elementos que poderiam ter duplo sentido.

19) Faltou o cartaz. Procure explicar com suas palavras àquilo que percebeu quando leu a frase disposta no cartaz.

20) Faltou o cartaz. Procure descobrir a palavra que lhe fez perceber o real sentido do cartaz.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Respondido por julialiri
0

1) O título dado ao texto é "Preto e Branco". Antes de lê-lo propriamente, pode-se entender que ele tratará da questão racial apresentando alguma situação ficcional ou do cotidiano. Após ler o texto, esta opinião prévia é reforçada.

Preconceito e análise textual

2) O texto denuncia o preconceito que está presente nas relações pessoais e de trabalho. Na situação de cumprimento ao negro sambista, identifica-se o preconceito velado.

Continue estudando sobre Literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/32500422

3) Antes da situação principal do texto, o personagem possuía um amigo próximo da época da boemia e das rodas de samba. É passado ao leitor a imagem de que os amigos poderiam ser bem próximos. Contudo, o estado do personagem se altera quando ele está na presença de seu chefe americano.

Negro ou preto?

4) Pode-se afirmar que o autor quis evitar também um possível caso de preconceito de sua parte ao selecionar o título, pois o termo "negro" foi cunhado pelos colonizadores para se referirem à pessoa preta.

Continue estudando sobre Linguagens de matriz africana em: https://brainly.com.br/tarefa/30207254

5) O protagonista se afastou, a primeiro momento, pois havia perdido o emprego. Entende-se que essa situação é aceitável, uma vez que o homem não possuía mais condições de bancar a vida boêmia.

Desemprego e preconceito

6) Segundo o protagonista, o americano poderia estranhar a amizade pelo fato do sambista ser preto e o americano ser, para o personagem principal, preconceituoso.

Contudo, há uma reviravolta ao final da história, pois quem se apresenta como preconceituoso é o protagonista. Assim, o ápice do enredo está no fato do americano e do sambista serem amigos.

Continue estudando sobre África em: https://brainly.com.br/tarefa/36931717

7) O personagem se assustou, pois, acreditou que o cumprimento vindo de uma pessoa preta poderia atrapalhar a sua relação com o seu chefe. O protagonista julgava que seu chefe era preconceituoso por isso entrou em desespero.

O "preto mais preto"

8) O personagem chega nessa conclusão após comparar o americano "branco e sarnento" com o preto que "não poderia ser mais preto". Nesse momento, é reforçado ao leito o preconceito que se passa na mente do protagonista.

Continue estudando sobre Linguagens de matriz africana em: https://brainly.com.br/tarefa/30207254

9) A expressão "unhas e dentes" é utilizada para afirmar algo que conquista para nunca mais "soltar", assim, se justifica a sentença "agarrei aquele emprego com 'unhas e dentes'". Ela foi empregada no sentido conotativo, pois possui caráter metafórico.

Expressões conotativas e denotativas

10) Para a melhor identificação da palavra seria preciso apresentar na questão a separação dos parágrafos. Contudo, é possível identificar a palavra "preto" que se refere de forma denotativa à cor da pele do homem e de forma conotativa ao homem em si.

Continue estudando sobre África em: https://brainly.com.br/tarefa/36931717

11) Pode-se selecionar a passagem "Não teve mais dúvidas: virou a cara quando o outro se aproximou e fingiu que não o via, que não era com ele.", pois, este fragmento representa a hora exata em que ocorreu o preconceito vivido pelo trabalhador.

Ações de preconceito e análise textual

12) É possível selecionar o trecho "Agora com o gringo ali ao seu lado, todo branco e sardendo, é que percebia pela primeira vez: não podia ser mais preto. Neste o protagonista tenta justificar o seu preconceito devido à presença do gringo.

Continue estudando sobre Literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/32500422

13) Sim, pois o título ao citar as palavras "branco" e "preto" já se posiciona entre duas oposições, representando assim uma antítese. O conteúdo do texto reforça o que é apresentado no título, pois descreve uma situação em que os dois conceitos são colocados à prova por meio do preconceito.

Antítese e preconceito

14)  Se o personagem soubesse do final, com certeza não teria tomado a atitude que tomou, pois se baseou em um conceito prévio que forjou em sua própria cabeça.

Continue estudando sobre Literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/32500422

15) O texto transmite a mensagem de que o preconceito pode vir de nós sem que identifiquemos isso a primeiro momento. Além disso, o texto passa a mensagem de que o preconceito velado existe e que é preciso se desconstruir em situações como essa.

Estados Unidos e preconceito

16) Pode-se afirmar que o contexto americano é preconceituoso com pessoas pretas afro-estadunidenses, contudo, não foi o caso do texto. A situação representada no texto mostra que no caso desse americano, em específico, o preconceito vindo dos Estados Unidos não se aplicou.

Continue estudando sobre África em: https://brainly.com.br/tarefa/36931717

Para a resposta das questões 17, 18, 19 e 20 é necessária a apresentação do cartaz.

Anexos:
Perguntas interessantes