Pretendo dividir o conceito de cidadania em três partes. [. ] chamarei estas três partes, ou elementos, de civil, política e social. O elemento civil é composto dos direitos necessários à liberdade individual. [. ] por elemento político se deve entender o direito a participar no exercício do poder político, como um membro de um organismo investido da autoridade política ou como um eleitor dos membros de tal organismo. O elemento social se refere a tudo que vai desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança ao direito de participar, por completo, na herança social e levar a vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade. Marshall, t. H. Cidadania, classe social e status. Rio de janeiro: zahar, 1967 (adaptado). Na visão do sociólogo contemporâneo thomas humphrey marshall, são exemplos dos aspectos da cidadania civil, política e social, respectivamente, a) a discriminação por gênero, a participação em pleitos e o acesso a serviços de saúde. B) a liberdade de ir e vir, a candidatura e o acesso a vagas no sistema educacional público. C) a discriminação social, o lançamento de candidatura e a contratação de serviços educacionais. D) a liberdade de imprensa, a participação social restrita e o acesso a serviços de assistência escolar. E) o direito a moradia, a impossibilidade de filiação a partidos e o pagamento de planos odontológicos
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B
Explicação:
A cidadania é um conceito bastante amplo, se pudéssemos dividi-lo em partes, poderíamos dividir em direitos civis, políticos e sociais. Como exemplo de direito civil podemos citar o direito de ir vir, como direito político, o direito à candidatura e como direito social o acesso à educação pública (alternativa B).
Os direitos civis, políticos e sociais
Os direitos civis são aqueles que dizem respeito às nossas liberdades individuais como o direito de ir vir, privacidade, orientação sexual, religião, dentre outros.
Os direitos políticos são aqueles que admitem participação popular na escolha de seus representantes, como por exemplo, o direito à candidatura, a formação de partidos e à filiação.
Os direitos sociais incluem os direitos que garantem igualdade entre a sociedade, dentre eles:
Educação;
Moradia;
Segurança;
Saúde;
Lazer.