Português, perguntado por paulinho2331, 10 meses atrás

Pretende, Doroteu, o nosso chefe erguer uma cadeia majestosa, que possa escurecer a velha fama da torre de Babel, e mais dos grandes custosos edifícios, que fizeram, para sepulcros seus os reis do Egito. Talvez, prezado amigo, que imagine que neste monumento se conserve eterna a sua glória, bem que os povos ingratos não consagrem ricos bustos nem montadas estátuas ao seu nome. Desiste, louco chefe, dessa empresa: um soberbo edifício levantado sobre ossos de inocentes, construído com lágrimas dos pobres, nunca serve de glória ao seu autor, mas sim de opróbrio*. *Opróbrio: degradação extrema. COSTA, C. M. da et al. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. As mudanças promovidas pelo Iluminismo se refletiram na poesia árcade, cujo resultado pode ser observado nos versos do poema por meio da a) anulação da razão. b) grandiosidade da culpa. c) glorificação da nobreza. d) ascensão do racionalismo. e) contemplação da modernidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
21

Letra b.

Os poemas que vieram após o processo de introdução bem como propagação do iluminismo trouxeram às formas literárias formas de composição voltadas para a racionalidade, juntamente para análise dos feitos bem como de atitudes dos homens.

Por isso, a poesia acima está dotada de reconhecimento da culpa diante de acontecimentos, apresentando realismo na compreensão do que se é vivido e relatado pelo eu lírico.


Benoist: DAEE SESIANOS
Perguntas interessantes