Pressionado pela crise, o rei Luís XVI convoca os Estados Gerais, uma assembleia formada pelas três divisões da sociedade francesa. Desta forma, reunidos no Palácio de Versalhes, o Terceiro Estado e parte do Primeiro Estado (baixo clero) se separa da Assembleia. Em seguida, declaram-se representantes da nação, formando a Assembleia Nacional Constituinte e jurando permanecer reunidos até que ficasse pronta a Constituição. A partir desta imagem, elabore um breve texto e nele descreva os principais desdobramentos que aconteceram com a união do terceiro estado e parte do primeiro estado:
Soluções para a tarefa
Respondido por
76
Com a união do Terceiro Estado (que representava tanto a alta burguesia, grupo rico, quanto os camponeses) houve, na prática, uma união entre a esmagadora maioria da sociedade francesa contra o modelo do Absolutismo, de modo que a possibilidade da revolução se colocou.
Com os atritos entre o Primeiro (Clero) e Segundo (Nobreza) Estado, houve um enfraquecimento das relações políticas dominantes naquela sociedade, com a recusa por parte da Nobreza em atender as reivindicações do Terceiro Estado, a situação se tornou insustentável e a Revolução Francesa teve início.
Perguntas interessantes