Presiso de uma pesquisa sobre a historia da musica ocidental
Soluções para a tarefa
Resposta:A música Ocidental pode ser dividida em períodos, de acordo com a quantidade de instrumentos e com o estilo da música. As datas são apenas indicativas, pois entre um período e outro há sempre uma transição.
Período Renascentista (1450-1600): Praticamente não existiam orquestras, apenas instrumentos isolados como Alaúde, Flautas Doces e Viola da Gamba. Por isso, o estilo musical desse período é a polifonia coral, que se constitui de várias melodias cantadas ou tocadas ao mesmo tempo. A partir desta época começou a surgir um interesse entre os compositores em escrever peças apenas para instrumentos (música não religiosa). Contudo, as grandes composições da época foram feitas para a Igreja Católica. Destacaram nesse período Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.
Explicação:espero ter ajudado
Com a queda do império romano e a implantação do cristianismo como religião oficial, os monges continuaram a desenvolver uma teoria musical.
Na idade média, o tipo de música mais comum era o canto canto (canto litúrgico), de transmissão oral, que era diferente conforme a cultura de cada povo.
O termo canto gregoriano foi criado como forma de unificar o cristianismo pelo então monge beneditino, Gregório Magno, que mais tarde viria a se tornar papa. Ele selecionou vários cânticos litúrgicos, alguns de sua autoria, chamando esta seleção de Antifonário, mais conhecida como canto gregoriano.
O canto gregoriano é um gênero de música vocal com uma melodia (monofônica), quando acompanhada, é apenas por um órgão com o ritmo das palavras.
Somente esse tipo de musical podia ser utilizado em eventos católicos, afinal como dizia Santo Agostinho.
Neste período era uma diferença entre uma música popular e uma música religiosa . Na igreja o único instrumento permitido além da voz era o órgão.
A música não religiosa era tida como profana e tinha como Instrumentos musicais uma rabeca (instrumento Que deu Origem ao violino), o saltério (especie de cítara), o alaúde, um charamela (instrumento de sopro), a sanfona, a flauta e Também instrumentos de percussão como pandeiros e tambores, entre outros.
A língua utilizada na música profana era diversificada, eram dialetos de cada região.
Os menestréis eram artistas de rua (atores, cantores, instrumentistas, malabaristas, etc.) que viajavam com os saltimbancos, estes são os artistas que deram origem ao circo.
Tanto os menestréis como os saltimbancos eram a única espécie de mídia existente na época, alegrando, criticando bandidos e exaltando heróis. Como viajavam muito espalhavam informações e entretenimento por onde andavam.
A música e a poesia tinham o amor como tema preferido, uma notação musical da época era apenas para auxiliar uma memória, eram inicialmente pequenos símbolos chamados neumas .
Mais tarde Guido D’arezzo , grande teórico musical da idade média, crítica e conjunto das quatro linhas da escrita musical. A pauta se tornaria comum a partir do século XI.