Presiso de um resumo do livro comparsas do riso com no minimo 50 linhas
Soluções para a tarefa
“Embora esteja catalogado como literatura juvenil, Comparsas do riso, de Bernardo de Mendonça, não se restringe a uma determinada idade e pode ser lido e apreciado por quem quer que tenha a sensibilidade disponível para viajar pelos seus meandros. "Sim, saberá muito de alguém/ quem souber bem do que sorri", anuncia o poeta logo nas primeiras linhas. Utilizando uma forma narrativa próxima do cordel e, muitas vezes, versos populares de sete sílabas, Bernardo de Mendonça adentra o mundo fascinante do circo.
Do riso, passa-se logo à gargalhada, "uma daquelas gargalhadas/ especiais e, então, raras,/ que vão brotando do fundo,/ lá onde se fundem os gozos/ de mais de um corpo e uma alma." O circo é pobre, mambembe, armado no inverno na região serrana, em meio àquilo que o povo da região chama de "nublina", "pela fina arte da síntese/ que funde no horizonte cinza/ a névoa de baixo e a de cima."
Um menino de cidade, que nunca tinha ido ao circo, e seu pai adentram o espaço onde a trupe, formada basicamente por uma família e alguns agregados, sobrevive mais de teimosia e paixão do que de bilheteria. Tudo isto poderia ser visto como uma situação previsível e até banal, se não estivesse vestida com os versos de Mendonça.
Por trás da aparente simplicidade desses poemas há uma elaboração intensa, um pensamento obsessivo de quem persegue a excelência em seu ofício. Mendonça, autor, entre outros, de Os fantasmas tropicais, esboça uma obra poética em que a geografia desempenha papel importante. Entre terras reais e simbólicas de Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais e Rio de Janeiro, giram seus trabalhos, buscando rumos que inauguram novas maneiras de colocar em movimento da poesia