presiso de ajuda
???????????????
Soluções para a tarefa
Resposta:
Petróleo
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio.
Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares. As jazidas datam entre 10 milhões e 500 milhões de anos.
As principais características do petróleo são: líquido escuro, viscoso, inflamável e menos denso que a água.
Petróleo, do latim petroleum, é a união das palavras petrus (pedra) e oleum (óleo) que significa literalmenteóleo de pedra.
Pelo fato de ser uma das principais fontes de energia a nível mundial, o petróleo é conhecido como ouro negro.
Origem do petróleo
Muitas teorias giram em torno de sua origem, contudo, a mais aceita diz que o petróleo é oriundo da sedimentação de matéria orgânica (animal e vegetal), que foi soterrada na orla marítima há milhões de anos.
A formação do petróleo ocorre pela pressão da água, onde os fitoplânctons se transformam em petróleo, num processo demorado e em condições especiais.
Para que serve o petróleo?
O petróleo é um combustível fóssil, empregado principalmente para geração de energia pela facilidade com que seus componentes sofrem combustão.
Veja a reação de combustão do butano:
2C4H10 + 13O2 → 8CO2 + 10H2O + Calor
A reação do hidrocarboneto com o oxigênio do ar é extremamente exotérmica, liberando energia de 2.873,3 kJ/mol.
O petróleo também é utilizado como matéria-prima para inúmeros materiais que fazem parte do nosso cotidiano.
O craqueamento térmico do petróleo quebra moléculas maiores, como a querosene (C12H26), e transforma em frações comercializáveis.
C12H26 → C8H18 + 2C2H4
A gasolina (C8H18) é usada como combustível e o eteno (C2H4) é a matéria-prima para fabricação de plástico.
Carvão Mineral
O carvão mineral é um mineral não renovável, mais especificamente uma rocha sedimentar originada há milhares de anos e encontrada no subsolo em depósitos de origem orgânica. É, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o combustível fóssil com maior disponibilidade no mundo e uma das primeiras fontes de energia usadas pelo homem. Passou a ser utilizado em grande escala no período da Revolução Industrial.
Origem
O carvão existe há milhares de anos em depósitos de origem vegetal, formado por meio da decomposição da matéria orgânica sem a presença de oxigênio. O material originado dos restos vegetais é soterrado e compactado, sofrendo ação das bactérias, bem como das condições de pressão e calor no ambiente do depósito, formando, então, ao longo do tempo, o carvão mineral. Sua formação corresponde ao Período Carbonífero, durante a Era Paleozóica.
O carvão mineral pode ser encontrado, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DPMN), em regiões de baixas temperaturas ou clima temperado, estando localizado em todos os continentes. Nesses locais, os vegetais são carbonizados antes de apodrecerem.
Composição
O carbono é o principal composto do carvão mineral, apresentando, segundo a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais, o teor de aproximadamente 55% a 95% do elemento, fazendo portanto, com que haja tipos de carvão mineral mais ou menos ricos em carbono. O teor de carbono é o que define a maturidade geológica do mineral, conhecido como rank. São encontrados também, nesse combustível fóssil, de acordo com o DNPM, enxofre, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio.
Tipos de carvão mineral
A formação do carvão mineral corresponde a estágios de produção, especificada, especialmente, pela presença de carbono. Da menor para a maior concentração da substância temos os quatro tipos principais de carvão mineral:
Turfa: material vegetal que possui teor de carbono entre 55% e 60% e permite a identificação dos restos vegetais. Seu poder calorífico é inferior a 4.000 kcal.
Linhito: rocha sedimentar formada a partir da compressão da turfa. Possui teor de carbono entre 67% e 78%. Seu poder calorífico é inferior a 4.000 kcal.
Carvão betuminoso ou hulha: rocha sedimentar composta por betume (mistura líquida de cor escura e alta viscosidade). Possui teor de carbono entre 80% a 90%. Seu poder calorífico é entre 7.000 a 8.650 kcal.
Antracito: tipo de carvão compacto e sólido. Possui teor de carbono de 96% e corresponde à forma mais pura do carvão mineral. Contém pouco ou nenhum betume.