Sociologia, perguntado por aronnasci, 9 meses atrás

presiso da causa do femismo mulher superior ao homen


aronnasci: galera e sobre FEMISMO nao FEMINISMO

Soluções para a tarefa

Respondido por romeudias44
2

Home

Alunos

Disciplinas

História

O Movimento Feminista

HISTÓRIA

Por Lorena Castro Alves

 0

Compartilhar

No decorrer da idade contemporânea, uma infinidade de reivindicações sociais refletia a pluralidade de ideias que se espalhava por todo o mundo após a Revolução Francesa. Nesse contexto, as mulheres emergiram liderando um movimento que buscava conquistar os mesmos direitos políticos e sociais que os homens.

As chamadas feministas se inspiraram nos ideais de liberdade, igualdade efraternidade para chamarem a atenção do mundo para a questão das diferenças de gêneros.

Desde os tempos mais remotos, a situação da mulher na sociedade está submetida à vontade do homem. A inferioridade feminina era justificada pela “fragilidade do sexo”, às mulheres se resumia a função de procriar e cuidar dos afazeres domésticos.

Submissas à figura paterna ou a dos maridos, a educação destinada a elas tinha como objetivo prepara-las para a vida reclusa do lar. Até mesmo para sair às ruas se fazia necessária a companhia de alguém, a autonomia feminina era algo desconhecido pelas mulheres.

Índice [esconder]

Fases do Movimento Feminista

Como Surgiu o Movimento Feminista? – Primeira Onda Feminista

Direito do Voto

Segunda Onda Feminista

Terceira Onda Feminista

Fases do Movimento Feminista

O movimento feminista é pautado na tentativa de se conquistar a igualdade de gêneros, e pode ser dividido em três fases:

a primeira ocorreu no fim do século XIX e início do século XX

a segunda nas décadas de 1960 e 1970

a terceira se iniciou na década de 1990 e permanece até a atualidade

As reivindicações das mulheres precisariam transpor a barreira do machismo impregnada culturalmente nas sociedades para caminhar para a conquista de direitos.

Como Surgiu o Movimento Feminista? – Primeira Onda Feminista

Após a Revolução Industrial na Inglaterra, a mulher conquistou espaços mais importantes em setores fundamentais da sociedade. Desde diretoras de grandes empresas até gestoras de instituições educacionais de renome, porém esse mesmo reconhecimento não era estendido no que diz respeito ao direito de votar.

O Sufrágio (direito de participar do processo eleitoral através do voto) era restringido apenas aos homens, à mulher era vista como incapaz de exercer esse direito.

Buscando garantir mais essa conquista, o movimento feminista ganharia força na Inglaterra no século XIX após a educadora Millicent Fawcett fundar a União Nacional pelo Sufrágio Feminino

A base filosófica das sufragistas eram os ideais iluministas, que apesar de pregarem igualdade, excluíram as mulheres dos direitos a serem conquistados.

Perguntas interessantes