História, perguntado por mayaraoliveirabarbos, 5 meses atrás

presidentes da ditadura militar, quando entraram e quando sairam, oquê fizeram?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kingfael407
1

Resposta:

1° Governo de Castelo Branco (1964-1967)

Castelo Branco, apesar das promessas de retorno ao regime democrático, inaugurou a adoção de Atos Institucionais como instrumentos de repressão aos opositores. Com isso, fechou associações civis, proibiu greves, interveio em sindicatos e cassou mandatos de políticos por dez anos, inclusive o do ex-presidente

2° Governo de Costa e Silva (1967-1969)

Seguiu praticamente os mesmos passos de Castelo Branco, defendiam um endurecimento maior do regime, a chamada "linha dura". As perseguições políticas se intensificaram, em missões organizadas pelos órgãos de segurança do governo. Uma onda de protestos surgiu em todo o país, com enfrentamento direto entre as forças de segurança contra os manifestantes pró-comunismo, militantes de esquerda e estudantes. Vale ressaltar que em seu governo teve uma instabilidade econômica boa, com a baixa da inflação e aumentando investimentos no país.

3° Governo de Emílio Médici (1969-1974)

A repressão em seu governo continuou igual, principalmente acerca dos opositores.

Logo no início do governo começou a propagação da propaganda institucional visando à elevação do moral da população. Slôganes eram fartamente distribuídos e divulgados a todo instante em todos os meios de comunicação. Músicas de apelo cívico eram divulgadas diariamente; a que mais se fixou no inconsciente coletivo foi a música intitulada Este é um país que vai pra frente. Frases de efeito também eram divulgadas e decalques distribuídos em todas as escolas infantis. Ao mesmo tempo se iniciou uma campanha de aprisionamento, tortura e morte institucionalizada nos porões da ditadura, onde pessoas eram torturadas e mortas pela repressão, ao mesmo tempo em que se intensificaram os atentados e os sequestros praticados pelas guerrilhas.

No governo dele a economia também estava indo muito bem e era chamado como "milagre econômico". No governo dele também foram criados alguns programas sociais como: Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste - PROTERRA, Programa Especial para o Vale do São Francisco - PROV.

4° Governo de Geisel (1974-1979)

O governo de Geisel é marcado por um período de colapso da economia brasileira. De ajustamento e redefinição de prioridades, grave endividamento externo, flutuações de desempenho, dificuldades inflacionárias, e, mais tarde, a recessão. Com a crise econômica veio a crise política, nas fábricas, comércio e repartições públicas o povo começou um lento e gradual descontentamento. Iniciou-se uma crise silenciosa onde todos reclamavam do governo (em voz baixa) e de suas atitudes.

5° Governo de Figueiredo (1979-1985)

É o período onde marca o declínio no regime militar. A partir daqui com uma nova estrutura política em 1982 no país, os militares encontram dificuldades para manter-se no poder, já que as eleições diretas para governadores elegem dez da oposição, incluindo os de SP, RJ e MG, os mais fortes na disputa política.

É com isto, surge também a reivindicação popular, com passeatas, greves, manifestações ainda mais fortes.

Explicação:

Oi


mayaraoliveirabarbos: obrigado
Perguntas interessantes