"Presidente Bossa Nova Bossa Nova mesmo é ser Presidente Desta terra descoberta por Cabral Para tanto basta ser tão simplesmente Simpático, risonho e original (...)" (Juca Chaves) A letra da música se refere ao presidente JK, e o termo Bossa Nova, que aparece no final da década de 50 como movimento musical, passa a designar tudo que é novidade, diferente, inusitado, inclusive o Presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), segundo Juca Chaves. As novidades na cultura, nessa fase, se davam paralelamente à euforia desenvolvimentista, resultante da política econômica, que tinha como um dos objetivos:
a) Nacionalizar o setor mineral e transformar o setor estatal e o privado nacionais em principais agentes do desenvolvimento econômico.
b) Acelerar o desenvolvimento econômico, em particular o das indústrias, ainda que por meio de uma política inflacionária e de abertura para o capital estrangeiro.
c) Desencadear um surto de progresso industrial e agrícola, com a redistribuição de terras, resolvendo todos os problemas estruturais do campo.
d) Transformar os camponeses em trabalhadores assalariados com a consequente elevação da produtividade agrícola e dos investimentos no setor.
e) Possibilitar o desenvolvimento agrícola, por meio de um vigoroso monopólio nacional dos chamados setores de ponta da nossa economia, obtendo grande apoio da burguesia nacional.
Soluções para a tarefa
Resposta Alternativa correta: letra B - Acelerar o desenvolvimento econômico, em particular o das indústrias, ainda que por meio de uma política inflacionária e de abertura para o capital estrangeiro.
Explicação:
As alternativas “c”, “d” e “e” encontram-se incorretas, tendo em vista que o Plano de Metas - principal aspecto da política econômica desenvolvimentista de JK - não tinha como prioridade modificar as estruturas arcaicas presentes no meio rural, sobretudo por conta da composição do Partido Social Democrático (PSD), que tinha em seus quadros grandes proprietários de terras.
A alternativa “a” também encontra-se incorreta, pois o desenvolvimentismo de Juscelino, embora imbuído de aspectos modernizadores, possuía um aspecto que desagradava sobretudo os nacionalistas. Para estes (nacionalistas), a política econômica de JK era importante no que tange a modernização industrial, contudo, a abertura ao capital estrangeiro também promovia a desnacionalização de importantes setores industriais - como os de eletrodomésticos, tratores, produtos químicos e farmacêuticos.
A alternativa “b”, portanto, é a alternativa correta. Isto porque, de fato, a política desenvolvimentista de Juscelino contribuiu para o desenvolvimento econômico e para a modernização da indústria brasileira. Por outro lado, é importante destacar que o aumento dos gastos do governo com grandes obras de infraestrutura contribuiu para o aumento da inflação, ao mesmo tempo em que a abertura ao capital estrangeiro significou a desnacionalização de alguns setores industriais. Por fim, a política econômica de JK também aumentou a dívida externa brasileira, principalmente por conta dos empréstimos que sua administração realizou no exterior.
Fonte: AgoraVai ENEM
É correta a alternativa B, já que no governo de JK, diferente do seu antecessor, Getúlio Vargas, propôs uma abertura (mesmo que parcial) para o capital internacional como uma espécie de ingrediente necessário para a rápida industrialização.
No período havia a ideia de que o Brasil só poderia se tornar um país desenvolvido se fosse capaz de atender as demandas por produtos industriais do seu mercado interno e, depois, eventualmente exportar também para os países vizinhos.