Biologia, perguntado por felipecamoicodou, 11 meses atrás

Presico de um resumo sobre o bioma pantanal fauna e flora!

Soluções para a tarefa

Respondido por PrecisoDeAjuda349
5
Símbolos máximos da fauna pantaneira, a onça-pintada, que chega a pesar até 150 kg, pode ser vista no Parque Nacional do Pantanal, assim como a arara-azul-grande, animal que recebeu destaque na sétima arte com a animação “Rio”. Ambos os animais estão em perigo de extinção pela ação do homem. Excepcionalmente lindos e exclusivos da área pantaneira, eles figuram entre os mais procurados pelos turistas.

Outro grande destaque da região são os tuiuiús, aves de beira-rio com longos bicos e pernas. Essa ave é símbolo do Pantanal e está sendo utilizada em artes visuais da Copa do Mundo 2014 da FIFA. O tamanduá, lobo-guará, bicho-preguiça, ariranha, tucanos, periquitos, beija-flores, papagaios, emas, jacarés, piranhas, pacus, pintados e dourados são outros animais bastante famosos na região.

Flora

A flora que forma o habitat das 650 espécies de aves, 1100 borboletas, 80 mamíferos, 263 peixes e uma infinidade de répteis também não deixa a desejar. É casualmente definida como um mosaico de cinco regiões distintas: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Chaco (paraguaio,argentino e boliviano).

Em altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras. Já em altitudes menores figuram os campos destinados à agropecuária onde predominam as gramíneas.

Respondido por kaikepaulo3
1

O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

Por reunir espécies encontradas em todas as outras regiões e também por apresentar diferentes paisagens que ora se assemelham à Amazônia, ora se assemelham à Caatinga e ora lembram em muito o cerrado, essa região também é conhecida como Complexo do Pantanal.

As águas da planície do Pantanal seguem diretamente para o rio Paraguai, que possui uma bacia hidrográfica com altitudes pouco elevadas, não ultrapassando os 100 metros de altura em nenhum de seus pontos.

Os rios que abastecem o Pantanal, por outro lado, são provenientes de regiões bem altas e, por isso, as águas acumulam-se facilmente, transformando o Pantanal em uma grande planície de inundação, principalmente no período chuvoso.

Planície de inundação no Pantanal

A sua flora é composta por mais de 1500 tipos de vegetação distintos. Como já dissemos, sua cobertura vegetal apresenta diversos tipos de fisionomias que lembram diversas outras paisagens brasileiras. Existem plantas higrófilas e xerófilas, além de buritis, gramíneas e vários outros tipos de plantas. É muito difícil definir o Pantanal como um todo em uma foto ou imagem em razão de sua pluralidade.


A fauna é bastante rica e diversificada. Na verdade, é considerada a zona com maior concentração de animais por quilômetro quadrado das Américas. No total, existem quase 700 tipos de aves, 280 espécies de peixes, 1300 espécies de borboleta, 80 tipos de mamíferos e 50 tipos de répteis.

Esquema simplificado da Fauna de uma ilha - as espécies de animais destacadas nas caixas

Fauna da Austrália

Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou de um período de tempo. O termo correspondente para plantas é flora. Flora, fauna e outras formas de vida como os fungos são coletivamente chamados de biota.[1]

Zoólogos e paleontólogos geralmente usam o termo fauna para se referir a uma coleção de animais tipicamente encontrados em um período específico ou lugar específico, por exemplo a "Fauna do Deserto de Sonora" ou "a fauna de Burgess Shale".

Paleontólogos se referem a uma sequência de cerca de 80 estágios de fauna, que são séries de rochas contendo fósseis similares.

O nome vem da deusa romana Fauna, deusa da terra e da fertilidade. Fauna é também o nome dado aos livros que catalogam animais. O termo foi usado pela primeira vez por Lineu como título de sua obra de 1746 Fauna Suecica.



Perguntas interessantes