presença das multinacionais no Maláui
Soluções para a tarefa
Após três décadas de um regime de partido-único sob o governo do Presidente Hastings Kamuzu BANDA o país realizou eleições multipartidárias em 1994, sob uma constituição provisória que entrou em vigor no ano seguinte.
O atual Presidente Bingu wa Mutharika, eleito em Maio de 2004 após uma tentativa fracassada do presidente anterior para alterar a Constituição para permitir um outro mandato, lutou para afirmar a sua autoridade contra o seu antecessor e, posteriormente, iniciou seu próprio partido, o Partido Democrático Progressista (DPP) em 2005.
Como presidente, Mutharika tem supervisionado a melhora econômica mas por causa do impasse político no Legislativo, o seu partido minoritário tem sido incapaz de aprovar uma legislação significativa, e as medidas anti-corrupção foram paralisadas.
O crescimento da população, o aumento da pressão sobre as terras agrícolas, a corrupção, e a propagação do HIV/AIDS colocam problemas importantes para o Malawi. Mutharika foi reeleito para um segundo mandato em Maio de 2009.
Principais desenvolvimentos em 2011 incluem a expulsão do alto comissário britânico através de um cabo vazada percebido como crítica do presidente, a suspensão do apoio orçamental geral, devido a uma revisão negativa do FMI e preocupação com questões de governança, e os protestos em julho mais de dificuldades econômicas e as questões políticas que se tornou violento.