presciso de ajuda agora porfavor
a) Não esqueça minha Caloi.
b) Eu me esqueci da chave.
c) Dormi muito na noite passada.
d) Dormi um sono agradável.
A partir dessas sentenças, explique a seguinte afirmativa:
"A análise da transitividade verbal é feita de acordo com o contexto e não isoladamente."
Você deve elaborar um texto que defina o que é transitividade verbal e como os verbos de cada uma das sentenças acima se comportam, sob o contexto da transitividade.
Soluções para a tarefa
RESPOSTA
OLHA A RESPOSTA É LETRA A
Explicação:
EU ACHO QUE ISSO VAI TE AJUDAR TÁ MODO VERBAL : QUE EXPRESSA IDEIA DE CERTEZA QUANDO UM FATO É CONCLUÍDO COMO REAL ESPERO TER AJUDADO
Resposta: Padrão de resposta esperado
Resumidamente, pode-se compreender a transitividade verbal como a necessidade que alguns verbos possuem de se fazerem acompanhar de objetos diretos ou indiretos para complementar sua predicação. Por meio da predicação pode-se também identificar os verbos que possuem sentido completo, não necessitando, portanto, de complementos. Contudo, a classificação dos verbos quanto à transitividade não é tão rígida quanto nos faz supor a gramática normativa, ela deve ser estabelecida de acordo com o contexto e não isoladamente. Ao observamos as sentenças disponibilizadas acima, pode-se perceber com clareza como a transitividade de um verbo não é inflexível.
Nos exemplos (a) e (b) nota-se a presença do verbo esquecer. Em sua ocorrência na letra (a) ele pode ser classificado quanto à transitividade como um verbo transitivo direto (VTD), pois precisa do complemento a minha Caloi para que possua um sentido completo e eficiente dentro do contexto. Além disso, é preciso observar que a transição entre o verbo e seu complemento é direta, ou seja, o verbo se liga diretamente ao complemento (OD) sem o auxílio de preposição. Já em (b) o verbo "esqueci" como é pronominal, ou seja, vem precedido do pronome me exige a presença da preposição da e é classificado como um verbo transitivo indireto (VTI), pois a ligação com seu complemento (OI) ocorre por intermédio da preposição.
Nas sentenças (c) e (d) ocorre semelhante situação. Em (c) o verbo "dormi" compõe o predicado sem a necessidade de complementos que lhe integrem o sentido, podendo transmitir sentido completo sem a presença de um complemento, sendo, portanto, um verbo intransitivo (VI). E em (d) o mesmo verbo apresenta-se como um verbo transitivo direto (VTD), uma vez que exige um complemento sem preposição (OD - um sono agradável) para que o enunciado transmita um valor semântico de acordo com a intenção comunicativa.
Explicação: