Preparação do estoque na Motorola Em fevereiro de 1995, a Motorola Inc. concluiu que suas estimativas de ganhos para o ano anterior apresentavam um quadro exageradamente otimista de sua posição financeira. A Motorola relatou ganhos recordes no quarto trimestre, de US$515 milhões sobre vendas de US$6,45 bilhões. As altas estimativas de lucros provinham de pedidos superestimados de telefones celulares por parte de distribuidores varejistas. O ímpeto nas vendas durante a temporada de férias de final de ano pode ter vindo graças a suas vendas para a primeira metade do ano anterior (1994). Novos pedidos de telefones celulares declinaram durante esse período. De acordo com fontes da indústria, muitos distribuidores, incluindo a US West e a BetlSouth, haviam feito pedidos muito grandes. Parte do problema era que os distribuidores estavam reagindo defensivamente. Durante as duas temporadas anteriores de férias, a Motorola não pôde atender às demandas dos consumidores de aparelhos portáteis, forçando a Bells e outros distribuidores a perderem vendas. Esperando não repetir o erro, as unidades de celulares da Bells fizeram pedidos mais cedo e com maior frequência, duplicando os pedidos. Os distribuidores não avisaram a Motorola para diminuir sua produção a tempo em razão desse fato. Os distribuidores estavam alarmados quando os telefones pedidos começaram a jorrar, a Motorola estava entregando tudo. Trabalhando sob um sistema de qualidade total, a Motorola eliminou praticamente todos os gargalos e estava completamente capacitada a atender à demanda das férias de final de ano. Um analista do setor eletrônico afirma que a Motorola não monitorou adequadamente os pedidos que chegavam. O analista acrescentou: A Motorola deveria ter sabido que os pedidos estavam indo muito além da demanda. A Motorola Inc. não defrontou com um sério problema financeiro por causa desses supercarregamentos de produtos (elevados estoques), pois a alta administração prefere que os distribuidores não enfrentem problemas de estocagem. Todavia é um problema para os acionistas, já que o preço das ações caiu 10% devido ao elevado estoque. (POZO, 2008) 1) Como a Motorola poderia evitar o excesso de estoque, em face do que ocorreu? 2) Como a Motorola poderia agir para que pedidos exagerados não ocorram novamente? 3) Que conselho sobre administração de estoques você daria aos distribuidores da Motorola? Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
) A Motorola procurou avaliar o crescimento da demanda de celulares em relação à real demanda por celulares do mercado americano. Os resultados de crescimento das vendas nos últimos três anos mostrariam um gráfico bem inferior aos pedidos colocados pelos distribuidores. Esses, em função da demanda que estava em crescimento acelerado e preocupado com o possível erro da previsão, inflacionaram seus pedidos. Com isso, a Motorola estocou um volume bem acima da demanda real que ocorreu. A Motorola poderia ter evitado seus elevados estoques em função de vendas não realizadas com o uso de métodos de cálculo de precisão de demanda, com avaliação qualitativa da situação de mercado e com negociação adequada com seus parceiros varejistas.
2) A Motorola poderia implementar um programa de logística integrada, fortalecendo o gerenciamento da cadeia de suprimentos, formando forte parceria com os varejistas. Poderia, ainda, trabalhar com o JIT (Just In Time) para proporcionar confiabilidade a todos os clientes.
3) Trabalhar em consonância ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, utilizar metodologia com acurácia nas previsões de venda e avaliação qualitativa do mercado.
Explicação:
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1) A Motorola procurou avaliar o crescimento da demanda de celulares em relação à real demanda por celulares do mercado americano. Os resultados de crescimento das vendas nos últimos três anos mostrariam um gráfico bem inferior aos pedidos colocados pelos distribuidores. Esses, em função da demanda que estava em crescimento acelerado e preocupado com o possível erro da previsão, inflacionaram seus pedidos. Com isso, a Motorola estocou um volume bem acima da demanda real que ocorreu. A Motorola poderia ter evitado seus elevados estoques em função de vendas não realizadas com o uso de métodos de cálculo de precisão de demanda, com avaliação qualitativa da situação de mercado e com negociação adequada com seus parceiros varejistas.
2) A Motorola poderia implementar um programa de logística integrada, fortalecendo o gerenciamento da cadeia de suprimentos, formando forte parceria com os varejistas. Poderia, ainda, trabalhar com o JIT (Just In Time) para proporcionar confiabilidade a todos os clientes.
3) Trabalhar em consonância ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, utilizar metodologia com acurácia nas previsões de venda e avaliação qualitativa do mercado.
Explicação: