Geografia, perguntado por tiagovenutolo021, 6 meses atrás

Preocupados com as alterações climáticas , governos, cientistas e principalmente climatologistas vem se reunindo para melhor compreender as mudanças que estão ocorrendo no clima. Cite algumas conclusões dos relatórios sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas desde 1990.​

Soluções para a tarefa

Respondido por analiviamello56
1

Temperaturas:  

Os cientistas têm agora pelo menos 66 % de certeza que as últimas três décadas são as mais quentes em 1.400 anos, com um aumento da temperatura global de 0.9º C ocorrido no século passado.

Oceanos:

O nível global do mar já subiu 20 centímetros no século passado, e os cientistas estão agora 90 % certos de que essa taxa vai aumentar. A linha de maré está subindo com o derretimento das geleiras e as camadas de gelo perdidas despejam centenas de bilhões de toneladas de água nos oceanos a cada ano. Um fator igualmente importante é o aquecimento — e, portanto, a expansão — da própria água do mar.  

Gelo:  

As camadas estão derramando pelo menos cinco vezes mais água na década de 2000 do que na década de 1990, relatam os cientistas. A cobertura de neve do hemisfério norte caiu 11% por década desde 1967, e a temperatura do solo que congela sazonalmente, o permafrost , aumentou de 2º a 3º C na Rússia e no Alasca.  O gelo do Oceano Ártico está derretendo entre 9-14% por década desde 1979, enquanto o gelo ao redor da Antártida, ao contrário, está aumentando de 1-2%, provavelmente devido a mudanças nas correntes marítimas.

Extremos:

É 90% certo que o número de dias e noites quentes aumentou globalmente e ondas de calor se tornaram mais frequentes e mais longas na Europa, Ásia e Austrália. As secas também se tornaram mais frequentes e intensas no oeste da África e no Mediterrâneo.   É praticamente certo que a frequência e a intensidade dos mais fortes ciclones tropicais no Atlântico Norte aumentaram desde a década de 1970.

Pausa:

A última década foi a mais quente já registrada, mas embora as concentrações de CO2 na atmosfera continuem a se acelerar, as temperaturas do ar próxima à superfície aumentaram apenas ligeiramente nos últimos 15 anos, levando alguns a sugerir que o aquecimento global parou.

Orçamento de carbono:

É  muito provável que mais de 20% do CO2 emitido irá permanecer na atmosfera por mais de 1.000 anos após as emissões artificiais terem cessado. De acordo com o IPCC, uma grande fração das mudanças climáticas é, portanto, “irreversível em uma escala de tempo parecida com a da vida humana”, exceto se as emissões de CO2 produzidas pelo homem forem retiradas da atmosfera por um longo período.


analiviamello56: DEIXE A ESTRELA!
analiviamello56: DEIXE O CORAÇÃO DE OBRIGADO!
analiviamello56: DEIXE COMO MELHOR RESPOSTA!
tiagovenutolo021: mas vc pode resumir
analiviamello56: posso sim
analiviamello56: ficou melhor?
analiviamello56: tem informações que realmente não da pra tirar
tiagovenutolo021: ok
Perguntas interessantes