Preocupado em descortinar as contradições e as desigualdades do sistema capitalista, Antonio Gramsci dedica-se ao estudo sobre o papel dos intelectuais. Sobre essa perspectiva , analise a relação entre as afirmações.
I-Para Gramsci todos os sujeitos sociais são intelectuais, mas nem todos os sujeitos têm na sociedade a função de intelectualidade.
PORQUE
II-A função de intelectual ou do trabalho abstrato é reservada aos cientistas, engenheiros, administradores, professores etc, pessoas que desenvolvem atividades que não geram propriamente uma mercadoria com valor de uso concreto.
A- As afirmativas I e II estão corretas e a afirmativas II justifica a I.
B- As afirmativas I está correta e a II incorreta.
C- As afirmativas I e II estão corretas, mas não se relacionam.
D- A afirmação II está correta e a I incorreta
E- As afirmações I e II estão incorretas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Gramsci nos mostra que a filosofia da práxis busca a superação do senso comum e propõe elevar a condição cultural da massa e dos indivíduos, logo, a práxis, deve ser entendida como uma unidade dialética entre teoria e prática, entre pensamento e execução. Alternativa B.
A forma como Gramsci nota a prática do conhecimento, está associada ao desenvolvimento das diferentes formas de interação entre o indivíduo e a sociedade, ou seja, cada uma das práticas citadas na alternativa, contribuem para um avanço nesse aspecto.
Como Gramsci nota o pensar?
Gramsci dialoga sobre a relação do ato de pensar com a filosofia de modo a exemplificar a práxis, essa que é uma atitude crítica de superação da antiga maneira de pensar.
Mais sobre a filosofia do especialista:
https://brainly.com.br/tarefa/15126132
#SPJ2