Preocupado como a formação e consolidação da sociologia como ciência, Émile Durkheim procura identificar um “objeto” e um “método” próprio de investigação para essa disciplina. Segundo ele, “é fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre os indivíduos uma coerção exterior; ou então, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter” (Durkheim, As Regras do Método Sociológico, p. 11). Ainda segundo Durkheim, em relação à observação dos fatos sociais (método), “a primeira regra e a mais fundamental consiste em considerar os fatos sociais como coisas” [...] e, em seguida, segundo ele, “é preciso afastar sistematicamente as pré-noções” (Durkheim, As Regras do Método Sociológico, pp. 13 e 27). Analise as definições do objeto e do método de investigação da sociologia propostos por Durkheim, identificando e examinando as características dos fatos sociais e o significado de sua proposta teórica e metodológica.
Soluções para a tarefa
acho q é essa resposta
Explicação:
Durkheim entendia a Sociologia como uma disciplina científica voltada à pesquisa empírica, defendendo o dever do sociólogo de submeter seu conhecimento à comprovação e às evidências. Para isso, propunha que o cientista se voltasse a seu objeto de pesquisa – os fatos sociais de forma imparcial despido de interesse pessoais, emoções e ideologias, de maneira a preservar e garantir a objetividade científica. Por fatos sociais Durkheim entendia as formas de agir, pensar e sentir que são externas ao indivíduo ea ele se impõem, mas que orientam seu comporta- mento, muitas vezes sem que ele perceba que está sendo influenciado. Falar o idioma do país onde nascemos é, por exemplo, um fato social de nossa escolha nem de nossa vontade e impõe-se à nossa maneira de agir, não depende como uma força externa a nós.
Durkheim nos apresenta o fato social como uma ação que indivíduo promove, podendo ser levada por:
- Influências sociais;
- Influências culturais;
- Influências religiosas.
Além disso, é importante ressaltar que Durkheim já afirmava que o indivíduo nasce sem saber seu papel na sociedade, e, ainda nos apresenta através do fato um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo, consistindo em ideias, ou até mesmo regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21698536