Preocupado com a sanidade das plantas de tomateiro, um produtor desta hortaliça realiza inspeções periódicas a fim de identificar possíveis focos de doenças. Com o avanço do desenvolvimento das plantas, verificou-se em alguns pontos, notadamente no final da tarde, plantas com aspecto de murcha. Considerando que no dia seguinte, principalmente pelo inicio da manhã (horas mais frescas do dia) as plantas recuperavam a turgidez, o produtor considerou que o problema estava associado a um possível estresse hídrico, ou seja, não tomou nenhum cuidado extra em relação à sanidade destas plantas. Com o passar dos dias, foi notado um número maior de plantas com os mesmos sintomas e em alguns tomateiros, mesmo na parte mais fresca do dia (manhã) já havia muitas plantas murchas, ainda que o conteúdo de água no solo estivesse na capacidade de campo. considerando o conhecimento adquirido nesta unidade e no contexto apresentado no relato do produtor de tomate em questão, analise as afirmativas a seguir quanto às causas deste problema e as medidas corretas que devem ser tomadas neste cultivo com tomateiro.
I – Pelos sintomas mencionados, as plantas devem estar sendo atacadas pela Murcha bacteriana, causada pela bactéria Ralstonia solanacearum, também conhecida como “Murchadeira”;
II – Com intuito de confirmar se o problema é decorrente de estresse hídrico ou resultante do ataque de doenças, deve-se cortar a base do caule de plantas murchas para verificar se há escurecimento dos tecidos, que remetem à ocorrência da Murcha bacteriana;
III – Deve evitar manuseios de plantas doentes e sadias com as mesmas ferramentas, no intuído de não transmitir possíveis focos de doenças, além de evitar danos mecânicos em plantas que não apresentam sintomas de murcha;
IV – As plantas de tomateiro devem ter entrado no ponto de murcha permanente, não recuperando a turgescência.
Considerando o contexto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b.Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. *****Correto*****
c.As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d.Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e.Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
----------------------------------
2) A Requeima (Phytophthora infestans) é a doença mais importante para diversas culturas de representatividade econômica, como é o caso da batateira e do tomateiro. Esta pode ocorrer em todas as partes da planta como também em plântulas logo após a emergência, causando lesões marrons que gradualmente espalham-se por todos os tecidos. Ocorre praticamente em todas as áreas produtoras destas culturas e por possuir um número de plantas hospedeiras dificulta ainda mais o controle. Temperaturas baixas a amenas (12 a 25°C) e umidade elevada são condições favoráveis ao desenvolvimento da doença.
DIAS, J. A. C. S.; IAMAUTI, M. T.; FISCHER. Doenças da Batateira. In: AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando; CAMARGO, L.E.A. (Ed.). Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. 5. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres Ltda., 2016. Cap. 16. p. 125-148.
Sabendo-se que para a realização a supressão desta doença devem ser associadas diferentes métodos de controle, julgue as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) quanto aos métodos que podem ser empregados no controle da Requeima.
( ) Como não existem variedades resistentes, devem ser empregadas em conjunto técnicas culturais e controle químico;
( ) Um aspecto importante a ser considerado é evitar áreas sujeitas a períodos prolongados de alta umidade, condição que favorece o desenvolvimento da doença;
( ) Adquirir material sadio, evitar plantios sucessivos numa mesma área, principalmente espécies da mesma família;
( ) Eliminar plantas hospedeiras e/ou alternativas próximas ao campo de produção, evitar plantios muito adensados e reforçar a adubação nitrogenada para formação da planta em menor tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.V - V - F - F.
b.F - V - F - F.
c.F - F - V - V.
d.F - V - V - F. *******Correto**********
e.V - V - V - V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. Correto
F - V - V - F. Correto
A Murcha bacteriana (Ralstonia solanacearum) é uma das principais doenças da batateira e do tomateiro no Brasil e em várias regiões produtoras do mundo e apresenta alto poder destrutivo em outras culturas da família Solanaceae, como pimentão, berinjela, fumo e jiló. Uma das dificuldades de controle desta doença é o fato que os sintomas resultantes do seu ataque são muito semelhantes aos das doenças de etiologia fúngica, como as causadas por Verticilium spp. e Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici, que também provocam murcha vascular e escurecimento dos vasos condutores no tomateiro (INOUE-NAGATA et al., 2016). Considerando que um produtor de hortaliças precisa definir a forma de manejo das doenças que acometem seu cultivo de tomateiro e por isso, necessita identificar qual etiologia da doenças presente na área (bacteriana ou fúngica).
Analise o contexto apresentado e assinale a alternativa que descreve o procedimento a ser adotado pelo produtor.
Escolha uma:
a.
Teste do copo. Correto
b.
Teste laboratorial.
c.
Comparação dos sintomas com catálogos de doenças.
d.
Comparação dos sintomas visuais.
e.
Presença de odores fortes expelidos pelas regiões atacadas.
Explicação:
Resposta:
1 - b
2 - d
Explicação: