Preocupada com a visão negativa que o mercado financeiro possuía em relação a uma possível eleição de Lula, a equipe econômica de FHC procurou fazer ver à cúpula do PT a importância de conter esta turbulência. Lideranças menos radicais do partido já tinham percebido que, se a turbulência não pudesse ser mantida sob controle, o novo presidente seria obrigado a enfrentar uma situação muito difícil. E havia até quem temesse que a própria vitória do candidato do partido na eleição estivesse em risco. No final de junho, Lula foi convencido a publicar uma carta aberta à Nação – “Carta ao Povo Brasileiro” –, na qual tentava acalmar os mercados financeiros, ressaltando seu compromisso com princípios básicos de uma política macroeconômica coerente. ABREU, M. P. A Ordem do Progresso: dois séculos de política econômica no Brasil. 2 a ed., Rio de Janeiro, Elsevier/Campus. 2014. Considerando o excerto acima, e seus conhecimentos sobre o início do governo Lula, escolha a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: A expectativa do mercado em relação a um possível governo do PT era positiva. Alternativa 2: A carta ao povo, apesar de buscar o benefício da nação, não chegou a ser enviada a nação. Alternativa 3: A carta ao povo serviria como meio de apaziguar o mercado que era cético quanto ao novo governo. Alternativa 4: O partido do PT, em sua totalidade, era contrário a qualquer intenção de mudanças em sua política econômica. Alternativa 5: A carta ao povo demonstrava que o novo governo não teria intenção em assumir as políticas econômicas dos governos anteriores.
Soluções para a tarefa
Sobre a chamada Carta ao Povo Brasileiro e seus objetivos, está correta a alternativa: 3: A carta ao povo serviria como meio de apaziguar o mercado que era cético quanto ao novo governo.
A influência dos mercados financeiros na política econômica Estatal
No atual modelo democrático adotado pelo Brasil e por grande parte dos países no mundo, um governo é formado pela coalizão de diversas forças, muitas vezes diferentes ou contraditórias. As promessas de campanha do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2002 apontavam para políticas de redução da desigualdade e de redistribuição de renda, algo que não agradava aos mercados financeiros, de orientação liberal.
Sendo assim, a solução da campanha de Lula foi publicar a Carta ao Povo Brasileiro, que apaziguava os mercados ao se comprometer a não realizar mudanças estruturais na economia brasileira.
Para saber mais sobre as diferenças entre os governos de Lula e FHC, visite: https://brainly.com.br/tarefa/13858545
#SPJ1