Saúde, perguntado por anajuliaob1889, 11 meses atrás

prematuridade mortalidade infantil? preciso muito saber gente por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por magnusleandro
0

“Prematuridade não é apenas causa de morte, também é a principal causadora de sequelas nos bebês, como a paralisia cerebral”, explica o obstetra Paulo Gallo de Sá, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Por volta do sexto mês, o bebê já está praticamente formado. No entanto, o pulmão é o último órgão que amadurece, por isso, o maior risco da prematuridade é que o bebê nasça com problemas respiratórios.

Leia também

Cantar para o prematuro acalma e melhora a saúde do bebê e da mãe, diz pesquisa

Desde 2000, a taxa de mortalidade infantil no mundo caiu de 76 para 46 mortes a casa 1000 nascimentos. A melhora desse índice se deve tanto ao investimento para o cumprimento das Metas do Milênio quanto ao sucesso no combate a doenças infecciosas, como diarreia, pneumonia, sarampo e malária. Um dos autores do estudo, o professor Joy Lawn, da Escola de Higiene & MedicinaTropical de Londres, declarou que: “O sucesso que nós vimos na batalha contínua contra doenças infecciosas demonstra que também podemos ser bem sucedidos se investirmos na prevenção e no cuidado com o nascimento prematuro”.

Os autores argumentam que dois terços dessas mortes poderiam ser evitadas sem que as crianças precisassem ser levadas a uma unidade de tratamento intensivo. O tempo de internação depende do grau de prematuridade do bebê. Quanto mais novo, maior o risco. Por exemplo, um bebê que nasce entre 32 e 36 semanas tem menos risco de complicações do que um bebê que nasce de com menos de 32 semanas, o que já é considerado uma prematuridade grave. Quando o bebê nasce com menos de 28 semanas é que ele corre mais risco, por isso, essa faixa é considerada como prematuridade extrema. “Os bebês geralmente têm alta quando atingem 2,2 kg e precisam ter condições de estar sugando naturalmente, mamando sem maiores transtornos”, explica Gallo de Sá. O aleitamento materno e o método canguru, no qual o bebê fica em contato pele a pele com a mãe e o pai, são alguns artifícios eficazes no tratamento de bebês prematuros.

Perguntas interessantes