Preencha o quadro com o significado das macroformas de relevo solicitado
Soluções para a tarefa
Olá,
O relevo terrestre é consequência da atuação de duas forças opostas: a endógena (interna, resultado do movimento das placas tectônicas), responsável pela formação de grandes formas estruturais, e exógena, (externa, a litosfera, camada superficial de terra e rochas), responsável pela formação dos relevos.
As macroformas estruturais estão representadas por plataformas ou crátons, pelas cadeias orogênicas e pelas bacias sedimentares. Os tipos de relevo são as cadeias de montanhas, planaltos, depressões e planícies.
Plataformas ou crátons, apresentam terreno rebaixado por longas fases erosivas ou assumem aspectos de depressões e são áreas geológicas muito antigas. Planaltos apresentam altitudes e formas variadas, alguns com suaves ondulações, formando serras e montes. São terrenos mais estáveis (planaltos e depressões).
Bacias sedimentares, áreas geográficas formada por rochas sedimentares, com superfície relativamente plana, onde ocorre acúmulo de sedimentos. São formações antigas, e na maioria em regiões de baixa altitude. São subdivididas em planícies costeiras, fluviais ou lacustres.
Cadeias orogênicas, são formações geológicas mais recentes, e se caracterizam por altas altitudes, relevo acidentado e formação de vales. São áreas de grande complexidade rochosa e estrutural, geradas por choque das placas tectônicas que ocasionam desdobramentos acompanhados de abalos sísmicos, ação de vulcões ou falhas geológicas (cadeia de montanhas).