Preencha com o elemento coesivo que estabelece adequado no espaço em branco entre as ideias apresentadas neste texto adaptado de Darcy Ribeiro.
I. O Brasil foi regido, primeiro, como uma feitoria escravista, habitada por índios nativos e negros importados. ________, como um território com um povo mestiçado de sangues europeus, afros e índios.
X Paralelamente
Y Depois
II. Os interesses e as aspirações do seu povo jamais foram levados em conta, _______ Portugal só se interessava pela prosperidade das exportações.
X aonde
Y porque
III. A busca pelo lucro rápido sobre a organização de um sistema econômico caótico impulsionado pelos interesses do mercado externo exigia uma força de trabalho primária e desumana, _______ nenhuma atenção se dava à organização de uma sociedade com condições de existência digna.
X pois
Y cuja
IV. ________, coexistiram, no Brasil, uma classe de empresários prósperos e uma população miserável.
X Em consequência
Y Senão
V. Alcançam-se, _______, paradoxalmente, condições ideais para a transfiguração étnica pela desindianização forçada dos índios e pela desafricanização do negro, que, despojados de sua identidade, se veem condenados a inventar uma nova etnicidade englobadora de todos eles.
X ao contrário
Y assim
Depois escolha a opção com a sequência correta.
Escolha uma:
a. X, X, Y, X, Y.
b. Y, X, X, Y, X.
c. X, Y, X, Y, Y.
d. X, Y, Y, Y, X.
e. Y, Y, X, X, Y.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a E.
I. O Brasil foi regido, primeiro, como uma feitoria escravista, habitada por índios nativos e negros importados. Depois, como um território com um povo mestiçado de sangues europeus, afros e índios.
II. Os interesses e as aspirações do seu povo jamais foram levados em conta, porque Portugal só se interessava pela prosperidade das exportações.
III. A busca pelo lucro rápido sobre a organização de um sistema econômico caótico impulsionado pelos interesses do mercado externo exigia uma força de trabalho primária e desumana, pois nenhuma atenção se dava à organização de uma sociedade com condições de existência digna.
IV. Em consequência, coexistiram, no Brasil, uma classe de empresários prósperos e uma população miserável.
V. Alcançam-se, assim, paradoxalmente, condições ideais para a transfiguração étnica pela desindianização forçada dos índios e pela desafricanização do negro, que, despojados de sua identidade, se veem condenados a inventar uma nova etnicidade englobadora de todos eles.