Preencha as lacunas com as palavras mas ou mais, dando sentido às frases adaptadas da revista National Geographic (n. 175, out. 2014).
a) Ele era enorme. Feio. Mau. E agora está de volta: Spinosaurus aegyptiacus, o ________________ terrível predador que já existiu.
b) Os maiores dinossauros predadores jamais conviveram, pois pertenceram a épocas e lugares diferentes. ________________ eles tinham algo em comum: matavam com eficiência.
c) Apesar de medirem 1 metro e contarem com dentes temíveis, as mandíbulas alongadas do Spinosaurus eram bem menos robustas do que as de outros dinossauros predatórios do mesmo porte — ________________ apropriadas para agarrar peixes do que para triturar ossos.
d) Os membros dianteiros e a cintura torácica desses animais eram avantajados, ________________ os membros traseiros pareciam desproporcionalmente pequenos e finos.
e) O paleontólogo Nizar Ibrahim diz: “Eu tentava vislumbrar todos os ossos, os músculos, os tecidos conetivos [do Spinosaurus], tudo. E às vezes conseguia entrevê-lo por um instante, ________________ ele logo desaparecia, como uma miragem. Meu cérebro não conseguiu processar toda aquela complexidade”. ________________ talvez esse processamento fosse possível para um computador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos lá?
Mas vem em caso de contradição, enquanto mais, de adição.
a) Ele era enorme. Feio. Mau. E agora está de volta: Spinosaurus aegyptiacus, o mais terrível predador que já existiu.
b) Os maiores dinossauros predadores jamais conviveram, pois pertenceram a épocas e lugares diferentes. Mas eles tinham algo em comum: matavam com eficiência.
c) Apesar de medirem 1 metro e contarem com dentes temíveis, as mandíbulas alongadas do Spinosaurus eram bem menos robustas do que as de outros dinossauros precatório do mesmo porte - mais apropriadas para agarrar peixes do que para triturar ossos.
d) Os membros dianteiros e a cintura torácica desses animais eram avantajados, mas os membros traseiros pareciam desproporcionalmente pequenos e finos.
e) O paleontólogo Nizar Ibrahim diz: “Eu tentava vislumbrar todos os ossos, os músculos, os tecidos conetivos [do Spinosaurus], tudo. E às vezes conseguia entrevê-lo por um instante, mas ele logo desaparecia, como uma miragem. Meu cérebro não conseguiu processar toda aquela complexidade”. Mas talvez esse processamento fosse possível para um computador.
Explicação:
Espero ter te ajudado! Qualquer coisa, se tiver dúvidas ou se faltar algo, pode avisar.