Preencha a tabela abaixo sobre quem eram cada um dos membros de uma corporação de ofício.
Mestre de ofício
Aprendizes
Jornaleiros
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mestre de ofício:
Eram os donos das oficinas e de todos os instrumentos. Eles formavam as camadas mais privilegiadas do sistema artesanal da Idade Média. Com eles trabalhavam os ''Aprendizes'' e ''Jornaleiros''.
Aprendizes:
Eram jovens livres que dependiam do mestre para trabalhar e aprender o ofício. Geralmente ingressavam no trabalho com 10 ou 12 anos. Em geral, não recebiam salários, apenas alojamento, alimentação e vestuário.
Jornaleiros:
Eram trabalhadores especializados que trabalhavam por jornada, recebendo uma remuneração correspondente. Os mais habilidosos podiam, com o tempo, juntar dinheiro, montar sua própria oficina e tornar-se mestres, depois de demonstrar seus talentos.
Corporações de ofício: como eram denominadas as organizações medievais que regulamentavam diferentes atividades. Havia diversos agrupamentos, de acordo com sua finalidade, a saber: objetivo religioso, econômico ou político-sociais.
Aprendiz: porta de entrada para uma Corporação de Ofício. Não era remunerado, pois estava inserido na associação apenas para aprender. Por morar com seus mestres, muitas vezes, se casavam com as filhas destes. Esta condição de aprendiz poderia continuar por até doze anos.
Jornaleiros: trabalhadores por jornada. Eram especialistas e eram remunerados.
Mestres de ofício: proprietários das oficinas, das matérias-primas e das técnicas. Por isso, eram considerados importantes no âmbito social e econômico.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/10016726
BONS ESTUDOS!