Ed. Física, perguntado por rafinha07correa, 7 meses atrás

PRECONCEITOS E ESTERIÓTIPOS NA PRÁTICA CORPORAL
O preconceito é encontrado na sociedade sob diversas formas, entre elas o preconceito racial, o preconceito contra a mulher, o preconceito com a orientação sexual, com o nível socioeconômico e outras formas1 . Na base de todos os preconceitos estão às crenças sobre características pessoais que atribuímos a indivíduos ou grupos, chamadas estereótipos2 . Segundo Asmar e Ferreira3 estereótipo refere-se a imagens ou uma espécie de “memória” formada ao longo da vida e adquirida pelas experiências vividas, que interferem e influenciam nas opiniões atuais. Estes julgamentos estarão, também, sendo influenciados pela intensidade do contato ou convivência com as pessoas ou grupos que serão julgados. Ou seja, quanto maior o contato e convivência com o indivíduo ou grupo a ser julgado acredita-se que menor será o preconceito ou estereótipo aplicado sobre esses.
A imagem corporal foi caracterizada de diferentes maneiras ao longo da história ocidental. Já na Grécia antiga, o corpo atlético era valorizado, no modo de educação corporal, em Atenas, predominava o ideal de ser humano bom e belo. Na Idade Média, a preocupação com o corpo passou a ser proibida, pela influência da Igreja Católica. Neste período, ficou clara a separação do corpo e da alma, prevalecendo a segunda sobre a primeira. A moral cristã coibia toda e qualquer prática que visasse o culto ao corpo. Este era visto como corrupto e pecaminoso, um obstáculo ao desenvolvimento da alma. O conceito de corpo no período Renascentista difere das anteriores, pois o avanço técnico – científico fez com que os indivíduos desse período tivessem um apreço tão grande à razão científica, que a usaram como a única forma de conhecimento. Sob esse novo olhar, o corpo serviu de objeto de estudos e experiências. As atividades físicas eram prescritas por um sistema de regras rígidas, visando à saúde corpórea. No final do século XX e começo do XXI, a exposição demasiada de modelos corporais nos meios de comunicação contribuiu para a formação de uma ótica estereotipada do corpo. A mídia atual valoriza corpos que sigam um padrão estético guiado pelos interesses da indústria do consumo, configurando-se um corpo bonito, jovem e malhado, como objeto de desejo. Esses conjuntos de fatores criaram no imaginário social uma ligação entre “corpo ideal” e sucesso, passando a obesidade, ser algo altamente condenável.

PERGUNTA:
1 - ) Faça uma análise criteriosa e crítica sobre o texto acima, podendo inclusive usar o verso desta folha ou caderno, finalizando com sugestões de como podemos, professores e alunos, proporcionar e praticar uma atividade que respeite os valores democráticos de uma Sociedade justa e igualitária.

Soluções para a tarefa

Respondido por minzinhohenrique1690
4

Explicação:

É comum, no meio social, a influência de diversos estereótipos na determinação das relações humanas e, conseqüentemente, na constituição da auto-imagem dos indivíduos. Esta pesquisa investigou as relações entre sexo, índice de massa corporal (IMC) e percepções acerca do formato corporal endomorfo de pré-adolescentes e adolescentes. Vivemos numa sociedade preconceituosa, onde as pessoas que não possuem os padrões físicos valorizados pela cultura podem ser discriminadas de alguma forma. Indivíduos acima do peso ou obesos, não raro, são mal vistos pelos outros, acarretando problemas de socialização e auto-estima nos mesmos.

    Em geral, os teóricos concordam que a imagem corporal é a visualização do próprio corpo formada e estruturada na mente do indivíduo, ou seja, a forma como o corpo se apresenta para si mesmo. A imagem corporal também pode ser compreendida como a união das sensações sinestésicas organizadas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar e olfato), conseqüência das experiências vivenciadas pelo indivíduo. A mesma está em desenvolvimento desde o nascimento até a morte da pessoa, numa complexa estrutura subjetiva que sofre alterações contínuas. Além disso, a imagem corporal é uma construção humana constituída das dimensões cognitivas, afetivas, socioculturais e motoras. Esta é influenciada pelo meio em que a pessoa vive e relacionada às várias etapas da existência humana

Perguntas interessantes