Sociologia, perguntado por dj2018, 1 ano atrás

Preconceito e discriminação são conceitos com definições diferentes. Essas práticas valorizam certos grupos sociais em detrimento de outros. Preconceitos são atitudes negativas e desfavoráveis contra uma pessoa, um grupo, um povo ou uma cultura diferente daqueles que os manifestam. Fundamentadas em estereótipos negativos, generalizações superficiais e depreciadoras do outro, tais atitudes servem de base para julgamentos prévios. As diferentes formas de preconceito podem levar a várias práticas de discriminação (socioeconômica, religiosa, cultural, etc.).

Segundo Silva et al (2016, 112), “Discriminação é a negação da igualdade de tratamento transformada em ação concreta. Ocorre pela ação de agentes diversos – indivíduos, grupos e instituições – e poder ser, na maioria das vezes, observável e mensurável. Embora se caracterizem como fenômenos sociais distintos, a discriminação e o preconceito estão inter-relacionados no convívio social. Discriminação é a atitude ou o tratamento diferenciado em relação a outra pessoa e que acaba por prejudica-la. Discriminar é estabelecer algum tipo de distinção que, generalizada contra determinado grupo ou indivíduo no convívio social, pode leva-los a marginalização ou à exclusão, isto é, estigmatização e ao isolamento social. ”

Referências bibliográficas

CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.

Atividade Avaliativa do Ciclo 1

Leia as duas reportagens dos links abaixo:

Jovem denuncia Burger King após ser chamado de 'macaco' em nota fiscal

http

Desigualdade diminui, mas renda de negros ainda é metade da de brancos no Brasil, aponta estudo



Preconceito e discriminação são conceitos com definições diferentes. As duas reportagens acima demonstram o preconceito e a discriminação existentes na sociedade brasileira. Identifique e justifique qual reportagem demonstra o preconceito e qual demonstra discriminação. Qual sua sugestão para amenizar o problema do preconceito e da discriminação em nossa sociedade?

Registre sua resposta dirigindo-se diretamente a mim e apresentando o seu posicionamento.

Atividade Avaliativa do Ciclo 2

Na atividade 1 você compreendeu a diferença entre as definições de preconceito e discriminação e percebeu algumas práticas ainda existentes na sociedade brasileira. Leia algumas sugestões de seus colegas sobre como amenizar o problema do preconceito e da discriminação na sociedade em que vivemos.

Escolha dois colegas e escreva um comentário bem fundamentado para cada um deles demonstrando a sua interação sobre o assunto abordado.

Soluções para a tarefa

Respondido por itiban51
38
Preconceito: pode ser definido como uma ação hostil, sem fundamento racional e que trata outro ser humano de maneira intolerante. Deste modo, o jovem da primeira reportagem, sem dúvidas, sofreu preconceito, e esta é a reportagem que ilustra preconceito. Discriminação: por sua vez, pode ser definida como a ação de separar, segregar, colocar de lado. Neste caso, a segunda reportagem ilustra a discriminação de negros no Brasil. Uma sugestão que pode ser dada para amenizar este problema é promover ações sócio-educativas que combatam a ignorância e a intolerância que fundamentam o preconceito. Já para acabar a com a discriminação, é necessário elaborar medidas que permitam que cada vez mais jovens negros tenham acesso à saúde, segurança e educação, de modo que todos possam ter as mesmas chances de conseguir uma boa colocação na sociedade. Pensar em uma sugestão breve e rápida para a discriminação em nossa sociedade, é não levar em consideração os fatos que comprovam a história de negros e moradores de zonas segregadas que de fato sofrem preconceito todos os dias, de forma direta ou indiretamente.Por isso, é importante que existam campanhas de conscientização sobre o preconceito ser crime, precisamos também de melhores oportunidades de emprego e educação de qualidade inclusive para a formação dos pequenos que moram nesses espaços, e, por fim, um senso de empatia com os indivíduos com menores oportunidades, pois só assim, teremos o mínimo de respeito demonstrado no cotidiano com esses indivíduos.Responder
Perguntas interessantes