História, perguntado por laro8li2veiraFlavr, 1 ano atrás

PRECISO URGENTE 

(UFV - adaptada) Assinale a opção que se caracteriza como causa estrutural da crise de poder em agosto de 1954, que culminou no suicídio de Getúlio Vargas.

Escolha uma:
a. A denúncia de João Neves da Fontoura, ex-ministro da Justiça de Vargas, afirmando possuir provas de que Vargas vinha mantendo entendimentos para a formação do "Pacto ABC" (Argentina, Brasil e Chile) para enfrentar os Estados Unidos.
b. O “Manifesto à Nação”, lançado pela UDN, por meio do qual se denunciava supostas atividades subversivas de João Goulart, então Ministro do Trabalho de Vargas.
c. O discurso de Vargas no dia 1.º de maio, no qual teria dito aos trabalhadores: "Hoje vocês estão com o governo. Amanhã vocês serão o governo".
d. O decreto de Vargas que reajustava em 100% o valor do salário mínimo da época.
e. As contradições do modelo político populista que fizeram aflorar o choque de interesses entre as classes populares e o conjunto da burguesia no bloco de poder.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunno2001
21
A alternativa seria esta : a) A crise de 1954, que expressou as contradições do modelo político populista e que fez aflorar o choque de interesses entre as classes populares e o conjunto da burguesia no bloco de poder. Só que não encontra-se nas suas alternativas!
Perguntas interessantes