Filosofia, perguntado por winiii001, 7 meses atrás

PRECISO URGENTE !!!!!!!!!

Platão a política
Platão se desiludiu com a política praticada em sua época, ao presenciar, em 399 a.C. seu mestre Sócrates, comparecer diante do tribunal de justiça de Atenas, onde o mesmo foi acusado pelo poeta Meleto de corromper a juventude induzindo-os a não acreditar nos deuses da cidade, estimulando-os a honrar novas divindades. Em síntese, Sócrates foi condenado à morte e como a democracia era o regime vigente da época, os democratas foram os responsáveis por sua condenação. Assim, Platão presenciou a democracia ateniense declarando culpado seu admirável mestre Sócrates. Tamanha foi a sua decepção em relação a esse regime político (REALE & ANTISERI, 1990, p. 126).
Segundo Platão, o governo da polis deve ser confiado aos mais sábios, sendo assim, ele apresenta a “sofocracia”, ou seja, poder dos mais sábios. Dessa forma, é possível observar na República de Platão que somente à luz da filosofia torna se possível reconhecer a justiça em todos os aspectos da vida. De acordo com Platão a existência de um Estado autêntico fundado no conceito de justiça e do bem só seria possível caso um político passasse a ser filósofo (ou vice-versa).
Assim sendo, é necessário que cada homem viva de acordo com as leis da justiça e do bem. Na concepção de Platão em A República, o Estado é uma instância responsável pela condução de cada indivíduo na sociedade, no entanto, esse Estado pode ser entendido como justo ou injusto. Em virtude da necessidade de transformação política, Platão formulou um modelo de “Estado perfeito”. Em A República, ele questiona o problema da justiça, a qual se revela como uma virtude política. Essa virtude não exprime apenas o cumprimento das leis impostas pelo Estado, mas está além das regras humanas.
O Estado perfeito de Platão tem por fundamento a justiça, sendo indispensável ao homem. Deste modo, Estado e alma fazem parte da mesma natureza e da mesma estrutura, pois: Na realidade, a imagem por ele traçada da justiça e da sua função no Estado perfeito não corresponde à experiência real da vida do Estado, mas é, sim, uma imagem reflexa da teoria de Platão sobre a alma e suas partes, a qual se proteja, ampliada, na concepção que ele tem do Estado e das suas classes (JAEGER, 2001, p.762). Platão explica que para o bom funcionamento do Estado é indispensável que os governantes recebam uma boa educação. Dessa forma, os governantes do Estado ideal são submetidos a um processo seletivo, onde recebem uma preparação mais adequada para exercer tal função. Esses devem estar comprometidos com o bem e além de tudo, conduzir os indivíduos de modo a tenderem para o caminho do bem, pois a preocupação desses governantes deve ser com o bem comum, no entanto, aquele que se dispõe a realizar o teste e conseqüentemente consegue obter êxito nesse processo de seleção, já pode ser considerado um guardião, tendo sempre o cuidado de zelar pela polis. Em relação à vida dos governantes, Platão determina que esses devem estar à inteira disposição do Estado, [...] receberão do Estado apenas a alimentação e vestuário, pois um governante não pode ser movido por ambições, nem tão pouco honrar ao dinheiro, assim sendo, ele não pode possuir nenhum bem e nenhum dinheiro. O governante deve está a serviço do povo porque ele é a pessoa mais qualifi cada para governar e não porque ela quer governar apenas. 87 Fonte: SILVA, S. L. A Proposta pedagógica de Platão: a educação do cidadão na polis governada pelo rei fi lósofo. Sobral: 2010, Monografi a (Graduação em Filosofi a) – CFCR, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Orientador: Ermínio de Sousa Nascimento.
ATIVIDADES
1)Será que a democracia hoje em dia assegura os direitos dos cidadãos?
2)Todas as pessoas têm os mesmos direitos diante da lei e do Estado?
3)O que falta para a democracia ser “o governo do povo”?
4)Você conhece alguma injustiça praticada por um governo democrático?
5)A democracia de hoje já o levou a alguma forma de indignação?
6) Você tem ou já teve vontade de se dedicar à vida política? Por quê? Diante de tantos fatos de corrupção, ainda há “salvação” para a política atual?

Soluções para a tarefa

Respondido por n4th4n4u4
3

Resposta:

vou pesquisar e te avisar


winiii001: Esta bom, obrigado.
Perguntas interessantes