PRECISO URGENTE !!!!!!!!!!
O despertar da imaginação Sociológica : pesquisa de caso:
A situação de confinamento domiciliar tem demonstrado, como possível efeito colateral, consequências perversas para as milhares de mulheres brasileiras em situação de violência doméstica, na medida em que elas não apenas são obrigadas a permanecerem em casa com seus agressores, mas também, têm dificuldades em ter acesso às Delegacias de Defesa da Mulher (uma vez que seu algoz encontra-se em casa em integral tempo), às redes de proteção e aos canais de denúncia, como o Disque 181 no Estado de São Paulo, e o Disque 100 em nível federal
Jornalismo sobre a violência doméstica entre os meses de março e abril de 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, foi constatado que os casos de feminicídio no país aumentaram em 5% em relação a igual período de 2019. Somente nos dois meses, 195 mulheres foram assassinadas, enquanto em março e abril de 2019, foram 186 mortes.
1) Sobre a pesquisa: Explique se esse conhecimento corresponde ao conhecimento do senso comum ou ao conhecimento científico. E como ocorre a verificação desta informação? *
Soluções para a tarefa
Resposta: O conhecimento científico difere do senso comum porque é baseado em fatos e evidências. Evidências verificadas por meio de diferente técnicas científicas dentre elas a coleta de dados. Na pesquisa de caso sobre a violência doméstica constatou-se que houve aumento de cinco por cento (5%) de casos de feminicídio no Brasil comparado a igual período de 2019 sendo que entre março e abril de 2019 foram assassinadas 186 mulheres e neste mesmo intervalo de tempo em 2020 o número subiu para 195 mortes.
Explicação: O conhecimento científico é constituído baseado em métodos e técnicas de pesquisa dentre elas coletas de dados, provas, investigações históricas, de documentos, estudo de casos, entrevistas, etc. A coleta, organização e análise de dados feito com rigor são fundamentos da ciência que não se baseia em achismos .
Já o senso comum é baseado no conhecimento popular originado de experiências, observações e crenças que são passadas de geração em geração em uma sociedade. Por exemplo a superstição "passar debaixo de escada em sexta feira 13 dá azar".
Portanto, baseado em dados estatísticos o conhecimento sobre o estado de violência doméstica no Brasil pode ser considerado como um conhecimento científico.
Links: https://brainly.com.br/tarefa/9517742
https://brainly.com.br/tarefa/21523385
https://brainly.com.br/tarefa/38535687