Português, perguntado por joao67564, 8 meses atrás

PRECISO URGENTE Leia, a seguir, o título e a linha fina de uma notícia.(0,5) Unificar tributos sobre consumo pode reduzir a desigualdade, afirma estudo Propostas de reforma tributária beneficiariam os mais pobres e prejudicariam os mais ricos, diz Ipea Ao ler esse título, percebe-se que o autor coloca a redução da desigualdade como uma __________________. (certeza/ possibilidade)

Soluções para a tarefa

Respondido por BL16EZRPLAY
4

Resposta:

Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre as propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso mostra que a unificação de impostos sobre o consumo, com alíquotas iguais para todos os produtos e serviços, reduziria a desigualdade do sistema fiscal brasileiro.

Haveria impacto positivo para 90% da população e negativo para os 10% mais ricos.

A tributação do consumo é regressiva, ou seja, quanto mais pobre o cidadão, maior a carga tributária para ele. Já os impostos sobre a renda são progressivos, punindo quem tem mais recursos.

Uma melhora mais significativa nessa desigualdade, no entanto, dependerá da maneira como será implementada outra iniciativa das reformas, que é a criação de um sistema de devolução de parte dos tributos para os mais pobres.

De acordo com o estudo, os cinco tributos que serão unificados pela proposta da Câmara (os federais IPI, PIS e Cofins, o estadual ICMS e o municipal ISS) representam 27% da renda dos 10% mais pobres. Para os 10% mais ricos, o peso atual é de 10% da renda.

A fusão de cinco tributos prevista nas reformas atenua um pouco o perfil regressivo da tributação do consumo, representando 24% da renda do décimo mais pobre e 11% da renda dos mais ricos.

“Os pesos dos impostos na renda caem um pouco para os nove primeiros décimos da distribuição, e a única exceção é o décimo mais rico, que vê sua tributação ligeiramente aumentada”, afirmam os pesquisadores Rodrigo Octávio Orair e Sérgio Wulff Gobetti.

Em alguns desses tributos, segundo o estudo, as maiores alíquotas são aplicadas para combustíveis, energia elétrica e comunicações, com impacto maior sobre a cesta de consumo dos mais pobres.

Explicação:

espero ter ajudado me segue lá


joao67564: mas é certeza/possibilidade
joao67564: ??
lordLuccas: também quero saber
Respondido por edu1404
1

Resposta:

Possibilidade

Explicação:

Pois não havia nada afirmado por todos só por estudos e pela IPEA

Perguntas interessantes