História, perguntado por rodrickfinholdowjl9j, 1 ano atrás

Preciso saber quem foi Pitágoras em 15 linhas, preciso de resposta urgente!

Soluções para a tarefa

Respondido por andressatoninp4tsxr
11
Mais conhecido pelo teorema que leva seu nome, Pitágoras de Samos foi um filósofo grego do final do século VI a.C., responsável pelo surgimento da palavra "matemática", e sua concepção como um sistema de pensamento baseado em provas dedutivas, e também pela fundação da Escola Pitagórica, reconhecida como a primeira universidade do mundo. Este é um título mais honorífico do que uma classificação real, uma vez que a Escola Pitagórica se aproximava mais do que chamaríamos hoje de guilda. Embora poucas informações sejam realmente confiáveis sobre a vida e teorias de Pitágoras, pois a maior parte das informação sobre o filósofo foram escritas séculos após sua morte. Sabemos, através de do filósofo grego Aristóteles, que Pitágoras considerava a si mesmo um observador da natureza e que este seria, em sua visão, o propósito de sua existência.
Respondido por merykendall
2
A respeito de Pitágoras há muitas lendas e poucas informações comprovadas, é. porque o filósofo se tornou(ou quis tornar-se) um mito antes mesmo de sua morte.
Sabe-se que cresceu na ilha de Samoa e que, por volta dos 40 anos de idade, provavelmente por motivos políticos, mudou-se para Crotona, na Magna Grécia, onde fundou uma seita, uma ordem política de forte conotação mística, que rapidamente se por numerosas colônias. Mas essa não foi uma experiência bem-sucedida, pois a orientação claramente aristocrática do poder pitagórico provocou uma violenta rebelião popular que culminou com a destruição de sua escola. Tudo indica que Pitágoras conseguiu salvar-se, morrendo pouco tempo depois em Metaponto.
Como Cristo, Buda e Maomé, Pitágoras nunca escreveu: preferia difundir o seu ensinamento por meio de breves sentenças ou de exemplos de vida. Ao contrário dos grandes patriarcas religiosos e da totalidade dos filósofos, não desejava que o seu pensamento fosse divulgado e muito menos discutido. Formulava as suas sentenças de modo peremptório e definitivo. Os seus discípulos só podiam fazer perguntas após longo processo de iniciação, e os neófitos(acusmáticos) apenas apenas podiam ouvir. Não permitia que se tomassem notas, assim sendo, é lógico que, depois da morte do Filósofo se tenha tornado impossível distinguir sua doutrina da dos seus seguidores.
Se Pitágoras com todo direito, faz parte da história da filosofia é porque considerou o saber como o principal instrumento da purificação religiosa: Só mandando a sabedoria podemos nos colocar em sintonia com a harmonia do universo.
Perguntas interessantes