Preciso saber quais são as alavancas correspondentes aos objetos dessa imagem:
Soluções para a tarefa
A) Pé-de-cabra
Uma mão segura no meio "fixando" a barra, enquanto a outra mão está num extremo fazendo a força potente. Já a ponta do pé-de-cabra, que seria a parte curvada, é a força resistente. Quem está "no meio" é o ponto fixo. Logo, é uma alavanca inter-fixa.
B) Raquete de tênis
Numa raquete, o ponto fixo equivale à ponta da raquete. Já a força potente que o jogador efetua está na barra de segurar a raquete. A força resistente por sua vez fica na rede, onde a bola é arremessada. Portanto, como temos o ponto fixo numa extremidade e a força resistente na outra extremidade, o que está "no meio" é a força potente. Logo, a raquete de tênis é uma alavanca inter-potente.
C) Alicate
A força potente é a parte onde segura, a parte de borracha. O ponto fixo é onde os lados metálicos se unem. Já a força resistente é a ponta dos lados metálicos. Quem está "no meio", portanto, é o ponto fixo. Logo, o alicate é uma alavanca inter-fixa.
D) Grampeador
No grampeador, a força resistente aplicada fica numa extremidade, enquanto o ponto fixo fica na outra extremidade. Quem fica entre as duas coisas é a força potente, que é a força que fazemos com a mão. Logo, o grampeador é uma alavanca inter-potente.
E) Pegador de macarrão
No pegador de macarrão, a força que fazemos com a mão é a força potente, e fica praticamente no meio da barra. O ponto fixo se situa bem na extremidade, e a força resistente (onde fica o garfinho) é na outra extremidade. Por isso, quem liga as duas extremidades é a força potente. Logo, o pegador de macarrão é uma alavanca inter-potente.
F) Remo
O remo é um pouco contra-intuitivo. À simples vista podemos supor que o ponto fixo está no suporte do remo, mas a verdade é que o ponto fixa fica na asa do remo dentro da água. Já a força potente fica no suporte do remo, pois é quem de fato exerce a força. A ponta do remo onde as pessoas seguram é apenas a força resistente, pois vai contra o movimento. Logo, quem está no meio é o suporte, que é a força potente. Por isso, o remo é uma alavanca inter-potente.
G) Abridor de garrafas
No abridor nós fazemos a força potente numa extremidade, enquanto a outra extremidade fica apoiado, fazendo o papel de ponto fixo. Entre elas fica a parte que de fato abre a tampa, que é a força resistente. Portanto, o abridor de garrafas é uma alavanca inter-resistente.
H) Trinco (maçaneta) da porta do carro
A força feita pela mão é considerada força potente, enquanto as extremidades são a resistente e o ponto fixo. Portanto, o trinco da porte do carro é uma alavanca inter-potente.