Preciso saber mais sobre: O desembarque de Pedro Álvares Cabral,em porto seguro.
Soluções para a tarefa
Diversos artistas brasileiros e europeus buscaram pintar o coração do Brasil através do imaginário social de suas telas. Segundo Jorge Coli: “A arte tem assim uma função que poderíamos chamar de conhecimento, de aprendizagem. Seu domínio é o do não-racional, do indizível, da sensibilidade: domínio sem fronteiras nítidas, muito diferente do mundo da ciência, da lógica, da teoria. Domínio fecundo, pois nosso contato com a arte nos transforma. Porque o objeto artístico traz em si, habilmente organizados, os meios de despertar em nós, em nossas emoções e razão, reações culturalmente ricas, que aguçam os instrumentos dos quais nos servimos para aprender o mundo que nos rodeia.”
DESCOBRIMENTO DO BRASIL – FRANCISCO AURÉLIO DE FIGUEIREDO E MELO – 1887
Deter-nos-emos aqui apenas a comentar sobre a pintura, importante modalidade artística que também marcou profundamente a história do Brasil. Este paralelo entre a arte, a história e a cultura, especificamente aqui registrado, denota a grandeza de espírito de alguns consagrados pintores brasileiros e europeus, que através de suas singularidades e habilidades particulares, conseguiram deixar relevantes marcas, grudadas eternamente neste Brasil heterogêneo.
Inicialmente, observemos a obra de Aurélio de Figueiredo (1854-1916), que neste sentido a intitula de “Descobrimento do Brasil”. Figueiredo era neto do tradicional músico nordestino Manuel de Cristo, e, portanto, já carregava em si, o sentimento da arte. Nesta obra, a esquadra de Cabral se aproxima do litoral brasileiro de forma gloriosa e neste sentido Portugal concretizaria mais uma importante conquista em sua hegemônica expansão marítimo-comercial.
Oscar Pereira da Silva (1865-1939) também retrata a chegada de Cabral ao Brasil, através da obra “desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro”. Os conquistadores chegaram em 13 caravelas no Monte Pascoal, dando assim certa consolidação do que fora assinado no Tratado de Tordesilhas em 1494