PRECISO RESPONDER ISSO AINDA HOJE- Césio 137
1- Como foi feita a contaminação por esse material radioativo, e porque tanta gente se contaminou?
2- Se você observar a tabela periódica, a massa atômica do elemento químico Césio é de aproximadamente 132. Porque esse isótopo radiativo na qual o texto se refere se chama Césio 137?
3-Por que foi dado a substância "Azul da Prússia" as pessoas contaminadas em Goiânia?
4- Por que todos os objetos contaminados pelo Césio 137 tiveram que ser guardados em contêiners ou caixas revertidas com concreto? Quanto tempo esse material deve ficar guardado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Um dos maiores acidentes com o isótopo Césio-137 teve início no dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, Goiás. O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas através de radiações emitidas por uma única cápsula que continha césio-137.
2- O césio-137 é um isótopo radioativo do césio, que possui número de massa (A) igual a 137, pois corresponde à soma do número de prótons (55) com os nêutrons (82). Assim, a denominação “césio-137” vem do seu número de massa (A), que corresponde à soma do número atômico com os nêutrons (55 + 82 = 137).
3- em Goiânia, foram produzidas grandes quantidades de Azul da Prússia, pois este havia sido utilizado antes nas vítimas de Chernobyl, que também foram contaminadas por césio (subproduto da fissão). Em Goiânia, ele foi aplicado na superfície do corpo das vítimas e dos materiais radioativos.
4- Os rejeitos do acidente com césio-137 chegaram a um volume de sete toneladas, que foram colocadas em tambores envoltos por concreto e depositadas em Abadia de Goiás, a 25 km do centro de Goiânia. Esses rejeitos foram colocados em uma espécie de piscina de concreto impermeabilizada que foi coberta por concreto e vegetação. Esse lixo atômico envolve plantas, animais, materiais de construção e objetos provenientes do hospital abandonado, do ferro-velho e de toda a vizinhança.