História, perguntado por marlon1713, 1 ano atrás

preciso que alguém responda algumas questões sobre o filme barão de mauá:

1- como é retratado a escravidão.

2 -"acabar com os escravos é acabar com o império"Explique.

3 -como o barão de mauá tornou-se um dos homens mais prósperos do império.

4 -qual a importância da maçonaria?

5- quais a razões da falência do barão de mauá.

6- em sua opinião qual a visão do império que é mostrado no filme.

Soluções para a tarefa

Respondido por lafernandes1
42
2) seria algo como a escravidão estar muito ligada ao império ( quem ainda apoiava o império na época era os fazendeiros em decadência, com produtos em decadência e para eles a escravidão era vantajosa) mas como eles eram minoria frente a todos os outros que se beneficiariam com o término da escravidão/ fim do império, já que o imperador não mais os representava.
3) foi em uma época de surto das indústrias, em que teve uma " economia protecionista" protegia os produtos nacionais dos estrangeiros que podiam ficarás baratos e vender mais
4) a maçonaria está relacionada com comércio acho
5) foi por causa de uma lei que "quebrou" o sistema dele, não lembro qual agora

Com o passar do tempo, o impacto da Tarifa Alves Branco acabou ultrapassando a meta de se ampliar a quantidade de impostos arrecadados pelo governo imperial. O aumento das taxas alfandegárias acabou contribuindo para que o setor industrial brasileiro sofresse uma visível ampliação. Mesmo com tal incentivo, o simples efeito protecionista não foi o suficiente para que um processo de industrialização mais sólido e impactante se consolidasse na economia imperial.

Espero ter ajudado! E recomendo ver o filme!
Respondido por mayradinorah
17

Resposta:

1)No filme, sobre o tema da escravidão, são levantados aspectos como: a intenção inglesa de acabar com o tráfico negreiro, por meio da lei Bill Aberdeen e a forma que os traficantes encontraram para burlar a lei: jogar os negros no mar. Além disso, é também retratada a opinião alforrista de Irineu, quando ele diz que nunca terá um escravo.

2)Como a mão-de-obra escrava era a base econômica do Brasil, é inteligível que pessoas detentoras do poder sejam a favor da escravidão. Realmente, se o comércio de negros acabasse, o Império acabaria. Entretanto, o investimento dedicado à compra de escravos seria inserida na industrialização do país.

3)Aos 16 anos, foi admitido na empresa importação do escocês Mr. Carruthers, quem lhe ensinou o inglês e contabilidade. “Ganhar dinheiro é uma ciência que você precisa conhecer se quiser ser mais que uma formiga. O mundo está mudando, porque nós, os britânicos, queremos. Nós somos o futuro.” Estas foram as palavras do mentor de Irineu. Ele queria abrir a mente do aprendiz, para que ele seguisse a linha de prosperidade que a Inglaterra estava tendo. Inspirado pelo conhecimento, e com muito trabalho, Irineu consegui se tornar um dos homens mais prósperos do Império, o Barão de Mauá.  

4)A maçonaria era uma sociedade secreta formada por homens livres e de bons costumes. Pregavam os ideais burgueses e liberais. Segundo Mr. Carruthers, é a porta de entrada pra um mundo de amizades e contatos vitais para homens de negócios.  

5)A rápida expansão das conquista de Mauá ameaçava a estabilidade monárquica de Dom Pedro II e de seus apoiadores conservadores. Por isso, estes sabotaram os projetos da cidade de Ponta de Areia e o Banco de Mauá, com a justificativa que a concorrência do mercado era predatória e que os banqueiros, dessa forma, se tornam responsáveis por todas as crises econômicas. Além disso, Mauá teve muitos gastos com seu Banco no Uruguai e com a construção da rede telegráfica transatlântica. Sendo assim, entrou em falência em 1878.  

6)Segundo o filme, o Império é representado como uma figura autoritária e manipuladora, que usaria todas as ferramentas disponíveis para manter as pessoas alienadas na vontade de Dom Pedro II, tirando da população a liberdade de comércio, de expressão, etc.

Explicação:

Perguntas interessantes