Preciso que alguém corrija minha redação, o tema é A seca no Brasil.
Água: o fim da abundância
Na obra literária “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, é nítido o contínuo anseio pela sobrevivência humana, a fim de obter um direito universal inquestionável: a água. A escassez desse bem hídrico tornou-se um problema mundial e aflige a sociedade contemporânea à medida que sua demanda e consumo aumentam. Assim, torna-se imprescindível alterar esse uso desregulado e combater a desigualdade na obtenção de tal recurso.
O Brasil é um país privilegiado pela quantidade de água em seu território, cerca de 12% de toda a água doce do mundo encontra-se na região. Porém, o país vive um grande período de estiagem que assola diversos estados brasileiros, problema esse que já foi confirmado como calamidade pública. O desperdício desse composto inorgânico não provém unicamente dos descuidos dos cidadãos mas também de indústrias que são responsáveis por cerca de 22% do consumo de água mundial favorecendo sua carência, ao visar a promoção de lucros comerciais do sistema de produção capitalista marcados pelo sistema da água virtual, isto é notório, na quantidade líquida utilizada para a fabricação de produtos, como, automóveis ou a própria calça jeans, que necessita de 11.000 litros para atingir a tonalidade ideal.
Em todo o Brasil mais de 872 cidades se encontram em situação de emergência causada pelo longo período de estiagem.A crise hídrica prolongada já secou açudes, lagoas e rios provocando a morte de animais e a fome. A falta deste recurso exige sacrifício das pessoas que vivem nestas áreas, criando assim cenas de migração interna, onde todos tentam fugir da seca. A região Nordeste já convive, há anos, com a ausência de abastecimento total desse fluido, várias áreas nordestinas vivem em estado de emergência com a seca e, antes, o que se limitava a algumas partes, agora, atinge os grandes centros urbanos, como a Paraíba e Campina Grande. Essa realidade prova que as dificuldades climáticas, como o período de estiagem e a seca de rios, contribuíram para o alastramento dessa insuficiência hídrica.
Portanto, medidas eficazes são necessárias para extinguir as causas da escassez desse solvente universal. A mídia tem um papel imprescindível em alertar e orientar ao público sobre o uso sustentável da água, através de campanhas que visem o proveito consciente do bem. O Ministério do Meio Ambiente juntamente com outros órgãos devem tratar as águas de esgotos a fim de torna-las residuais para que as indústrias as reutilizem de forma sustentável e, assim, conter os gastos. Também é dever do poder público investir em pesquisas para driblar os fatores climáticos, usando tecnologias e construções para preservar a água que ainda temos, além de aumentar a fiscalização em relação ao desmatamento das florestas e colocar em prática a política da escassez para dar combate à cultura da abundância, submetendo a população a consumir apenas a água que for possível fornecer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
pelo que eu li a sua redação esta certa nao tem oque corrigi parabens
geraldodias:
voce e muito esperta
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás