Português, perguntado por geovana1934, 5 meses atrás

preciso q me ajudem a formular 5 perguntas sobre preconceito linguístico e norma culta!!!! pfvr​

Soluções para a tarefa

Respondido por lauraeduardaccb
1

Resposta:

Existem diversas causas que geram o preconceito linguístico, como a condição socioeconômica, regional e cultural dos indivíduos. Isso traz algumas consequências negativas para a sociedade como um todo e especialmente para as pessoas que utilizam outras formas de expressão, como é o caso dos surdos.Quais são os tipos de preconceito linguístico?

Exemplos de preconceitos linguísticos

   rir de alguém por causa do sotaque;

   achar que o português falado em Portugal é mais correto que o falado no Brasil;

   debochar de quem usa gírias antigas;

   corrigir a pronúncia “errada” de alguém;

   acreditar que a linguagem usada antigamente era mais correta;

Mais itens...

Explicação:


geovana1934: preciso de 5 perguntas sobre o assunto
lauraeduardaccb: 1) “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”. Este é o maior e mais sério dos mitos que compõem a mitologia do preconceito lingüístico no Brasil. Ele está tão firmado em nossa cultura que até mesmo intelectuais de renome, críticos e geralmente bons observadores dos fenômenos sociais brasileiros, se deixam enganar por ele. Em que aspecto isso é prejudicial à educação?
lauraeduardaccb: 2) Muitos estudos empreendidos por diversos pesquisadores têm mostrado que os falantes das variedades lingüísticas desprestigiadas têm sérias dificuldades em compreender as mensagens enviadas para eles pelo poder público, que se serve apenas da língua-padrão. Como isso tem afetado às pessoas que desconhecem a norma-padrão da língua?
lauraeduardaccb: 3) Qual é essa história de dizer que brasileiro não sabe português e que só em Portugal se fala bem o português? Trata-se de um grande deslize, infelizmente de geração a geração pelo o ensino tradicional da gramática na escola. O brasileiro sabe português, sim. Acontece que o nosso português é diferente do português falado em Portugal. Por que há tanta insistência neste termo? Há alguma semelhança?
lauraeduardaccb: 4) O mito de que brasileiro não sabe português, também afeta o ensino de línguas estrangeiras. Professores que lecionam disciplinas de línguas estrangeiras têm um grande desânimo na questão de ensinar as mesmas. É muito comum ouvi-los dizer: Os alunos já não sabem português, imagine se vão conseguir aprender outra língua, fazendo confusão entre a língua e a gramática normativa. De onde vem essa culpa que causa tanta confusão?
lauraeduardaccb: 5) O nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical de Portugal, as regras que aprendemos na escola em boa parte não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil. Por isso achamos que portuguesa é uma língua difícil. Será realmente que a língua portuguesa é tão complexa assim, ao ponto da população criar tanto preconceito em relação à mesma? Por que esse preconceito?
Respondido por imnotnnanda
1

Resposta:

preconceito linguístico

1- O que é preconceito linguístico?

2- Como e por que o preconceito linguístico interfere de maneira direta na sociedade atual?

3- Como podemos contribuir para combater o preconceito linguístico?

4- O preconceito linguístico é visível no Brasil? de que maneira?

5- Cite 3 casos de preconceitos linguístico que já presenciou. Caso não tenha presenciado apenas imagine.

norma culta

1- O que é norma culta?

2- De que maneiras podemos evitar a norma culta?

3- Cite tres normas cultas do "conjunto de regras padrões linguísticos"

Nota:

oii! eu não entendi se era para produzir 5 perguntas de ambos os temas ou individualmente então coloquei separada.

Adianto minhas desculpas sobre fazer apenas três de norma culta.

Bons estudos! espero ter ajudado :)


geovana1934: obrigado obrigado, ajudou muito
Perguntas interessantes