Artes, perguntado por Raissarrp1, 9 meses atrás

Preciso pra hoje por favorrr!!
É sobre um Filme Documentário – “LIXO EXTRAORDINÁRIO” – 2010, Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley


1- COMO VIK MUNIZ DEMONSTRA QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS DAS COMUNIDADES VULNERÁVEIS NO FILME?


2- COMO O ARTISTA CONSEGUE TRAZER MUDANÇAS POSITIVAS PARA AS PESSOAS “CATADORAS DE LIXO”, A PARTIR DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA?


kaueungaro14: this and a question would be

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellacristina9226
3

Resposta:

a) Há um momento em Lixo Extraordinário quando o filme entra num beco sem saída sobre a conclusão moral da história que ali está sendo contada. O documentário que tinha como intenção inicial registrar o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de lixo do maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, vai tentando se desviar de uma possível vilanização ou vitimização das pessoas reais num exercício constante de aproximação e distanciamento do quadro, tal como quem numa exposição 

b) O choque inicial de realidade com aquele cenário de abutres, lixo e gente é, de certa forma, o choque do espectador. Quando então é chegado o momento de adentrar um pouco mais na ideia das obras e nas pessoas que farão parte dela, o documentário torna-se peça fundamental para a própria obra do artista.

Respondido por pedroassun
3

Resposta:

Oi, Raissa! Tudo bem?

Vim tentar te ajudar, como você pediu haha

1. No documentário o artista busca em primeiro plano mostrar justamente as questões políticas e econômicas daquele ambiente (o lixo) mas faz isso através da sua arte! Então, como ele demonstra? Através da sua arte e principalmente dos relatos de vida e cotidiano de cada pessoa presente naquele ambiente, sobre como elas vivem, como são tratadas, vistas, entre outros fatores. Ele demonstra em suas fotografias uma parte bela de como aquele ambiente "podre" pode ser e É: humano, produtivo e vivo.

2. Após trabalhar durante um bom período com os personagens do aterro,os artistas notaram um impacto na mudança de rotina drástica, passando dodia-a-dia no fétido lixão para um novo trabalho relacionado à arte, despertandonovas ambições aos ex-catadores. O reconhecimento profissional de Vikgarantiu uma vaga para uma de suas obras em um leilão de Londres,aumentando as expectativas no bom retorno financeiro e, consequentementesocial, proporcionado pelo tempo dedicado no jardim Gramacho. A decisão delevar uma pessoa simples e humilde para outro ambiente completamentediferente e encantador como Londres, causou questionamento em certomomento do documentário. A mudança drástica de ambiente e os sonhosalmejados pelos personagens de Gramacho poderiam causar constrangimentofuturo a essas pessoas? O artista de maneira otimista tentou visualizar ospontos positivos gerados pela sua interferência na vida deles, ocasionados poruma oportunidade raríssima de aprendizado independentemente da frustaçãofutura que isso pode gerar.O quadro com a imagem de Tião composta apenas por resíduos éfinalmente exposta em uma galeria em Londres, é seu primeiro contato comarte moderna, proporcionando-lhe novos conhecimentos a respeito do assunto.

A obra “Marat, Sebastião: Retratos do Lixo” é arrematada por 28 mil libras,equivalente a R$ 100.00 na época, causando elevada exaltação e emoção aTião e seus companheiros de trabalho. Em seguida todos os envolvidos nasobras são convidados a uma exposição de Vik Muniz, no Museu de ArteModerna do Rio de Janeiro. A desigualdade social é evidente nessas cenas,onde pessoas que nunca tiveram acesso a museus de arte se tornam autoresde obras apreciadas por outras classes sociais. Ao final do documentário, oautor principal visita seus colaboradores, presenteando-os com seus quadros.As reproduções de “Retratos do Lixo” realizadas por Vik Muniz renderam mais de 250 mil dólares. Como retorno para a Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, foi comprado um caminhão, inaugurado um centro deensino e uma biblioteca com 15 computadores. Todos os catadores envolvidosna exposição mudaram suas vidas, alguns melhoraram suas condições, outrosapenas abandonaram o lixão, mas todos foram influenciados de uma forma oude outra por uma experiência única. Além do benefício financeiro, nota-se oaprendizado não somente dos catadores, mas também de Vik. Após aconvivência com todas essas pessoas, o artista certamente agregou novosvalores a respeito da comunidade do jardim Gramacho.

Perguntas interessantes