História, perguntado por victoryaespindola, 11 meses atrás

Preciso pra hj !!!!!! dou 60 pontos pra quem me ajudar .

a) Qual episódio iniciou a Revolução Francesa ?
b) Qual a diferença de Monarquia absolutista e Monarquia Constitucional ?
c) Cite exemplos da Influência do Iluminismo na Revolução Francesa

d)Por que o governo jacobino ficou conhecido como a faze do terror ?

e) Entre os jacobinos e os girondinos , qual dos dois grupos realizou um governo com medidas mais populares ?

f) O que foi o golpe 18 de Brumário ?

Soluções para a tarefa

Respondido por biribero373
0

Resposta:

A)

Explicação:O episodio que deu início a Revoluçao Francesa foi a tomada da Bastilha pelos proletários.

Respondido por jessy708
0

Resposta:

a) O episódio que deu inicio a Revolução Francesa foi a Queda da Bastilha

b) Monarquia absolutista, é aquela monarquia comum, que o rei tem o poder absoluto, ou seja, ele é independente e é superior ao Estado.

Já a monarquia constitucional é um tipo de regime político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas existe um constituição que limita o seu poder.

C )Os filósofos acreditavam que o homem nascia bom, porém era corrompido pela sociedade que não tinha princípios, nem moral. Para eles, se o homem fizesse parte de uma sociedade justa, onde pudesse desfrutar de direitos e liberdade iguais a todos, o bem estar geral e a felicidade poderiam ser tornar realidade. Devido a esses pensamentos, os iluministas eram contra o absolutismo, privilégio a poucos (como os concedidos a nobreza e ao clero), mercantilismo e a qualquer prática imposta obrigatoriamente. Para eles, todos os cidadãos deveriam ter como direito igualdade jurídica e tributária.

Para os burgueses essa filosofia era interessante, pois mesmo sendo uma classe que detinha poder econômico, eles não podiam atuar em campo político, tendo uma participação limitada. E outro ponto era o governo interferir na economia. Com o fim do Antigo Regime, a burguesia pode atuar livremente na área econômica e pode ver o clero e a nobreza perder todos o privilégios que tinham.

D)

Em 1793, a França havia instaurado o regime republicanos e se via ameaçada por países como Inglaterra, Império Russo e Império Austro-Húngaro.

Internamente, as distintas correntes políticas como os girondinos, jacobinos e nobres emigrados, lutavam pelo poder.

Assim, a Convenção, que governava o país, adota medidas de exceção e suspende a Constituição da I República e entrega o governo ao Comitê de Salvação Pública.

Neste comitê, estão os membros mais radicais, chamados jacobinos, que fazem aprovar a Lei dos Suspeitos, em 17 de setembro de 1793, que deveria vigorar por dez meses.

Esta lei permitia deter qualquer cidadão, homem ou mulher, que fosse suspeito de conspirar contra a Revolução Francesa.

O período do Terror fez vítimas de todas as condições sociais e os mais célebres guilhotinados foram o rei Luís XVI e sua esposa, a rainha Maria Antonieta, ambos em 1793.

E) Os Jacobinos

F)O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano). Espero ter ajudado!!


victoryaespindola: Muito obrigada me ajudou demais .
jessy708: De nada
Perguntas interessantes