PRECISO PRA GORAAAAA!!! Nossa avaliação será uma pesquisa sobre a Confederação do Equador. Essa pesquisa deverá conter os seguintes tópicos:
A) O que foi esse movimento;
B) Quando e onde aconteceu;
C) Principais envolvidos;
D) Principais acontecimentos;
E) Como acabou o movimento;
F) Fonte de pesquisa.
Soluções para a tarefa
Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.[1][2]
Representou a principal reação contra a tendência monarquista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I (1822-1831), esboçada na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do país.
Resposta: O que foi esse movimento ;A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial. Foi uma reação à Constituição outorgada por dom Pedro I no mesmo ano. Essa Constituição mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.
Quando e onde aconteceu; Introdução. A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial.
Principais envolvidos; Frei Caneca Manoel de Carvalho João Guilherme Ratcliff João Metrowich José de Barros Falcão de Lacerda Padre Mororó James Heide Rodgers Agostinho Cavalcanti Nicolau Martins Pereira Joaquim da Silva Loureiro Antônio do Monte Francisco Antônio Fragoso Padre Caldas Entre outros
Principais acontecimentos; A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial. Foi uma reação à Constituição outorgada por dom Pedro I no mesmo ano. Essa Constituição mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.
Como acabou o movimento;Não resistindo ao enfraquecimento interno do movimento e a dura reação imperial, a Confederação do Equador teve seu fim. Dezesseis envolvidos foram acusados e executados pelas instituições judiciárias do Império. Entre eles, Frei Caneca teve como pena a morte por fuzilamento.
Fonte de pesquisa. A Confederação do Equador foi um movimento republicano, constitucionalista e com um viés separatista que eclodiu na província de Pernambuco em 1824. A Confederação foi uma resposta ao autoritarismo do monarca D. Pedro I.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO DEIXE COMO MELHOR RESPONTA PRA DA UAMA FORÇA