História, perguntado por perollamendes8, 7 meses atrás

PRECISO PRA AGORA!!!
POR FAVOR ME AJUDEM :'(


ASSUNTO: IMPÉRIO ROMANO. Origem de Roma: explicação mitológica. Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Há uma outra explicação, segundo historiadores a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma fortificação criadas pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal iniciativa, pois resistiram às incursões militares feitas pelos etruscos. No entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C. A partir da fixação desses povos, compreende-se o início da civilização romana. A principal característica da história romana foi a sua expansão territorial. Roma foi o grande império da antiguidade. A história romana tem a seguinte periodização: Monarquia - de 753 a.C. há 509 a.C. República - de 509 a.C. à 27 a.C. Império - de 27 a.C. à 476 d.C. A sociedade romana, como já se observou, era formada por patrícios, clientes e plebeus. O monopólio do poder político exercido pelos patrícios, acompanhado pelas pesadas obrigações, impostas aos plebeus tais como o pagamento de impostos, serviço militar obrigatório em época de guerras e o risco de tornarem-se escravos por dívidas – provocou enormes tensões sociais entre estas duas classes. Os plebeus buscavam a igualdade social e política. Através de conflitos, os plebeus conseguiram várias conquistas, a saber: -Criação da magistratura do Tribuno da Plebe em494 a.C. -Lei das Doze Tábua em 450 a.C., codificação das leis. -Lei Canuléia de 445 a.C., autorizando o casamento entre as classes. -Lei Licínia de 367 a.C. que aboliu a escravidão por dívidas. -Lei Hortênsia de 287 a.C. que estabeleceu que as medidas tomadas na Assembleia da Plebe tivessem validade política (plebiscito). Roma surgiu como uma fortificação para protegerse das invasões estrangeiras. A evolução militar romana foi excepcional e, ao longo da Monarquia e início da República, os romanos já haviam conquistado toda a península Itálica. Com estas conquistas, Roma passa a exercer uma política imperialista (de caráter expansionista), entrando em choque com CARTAGO- importante colônia fenícia no norte da África - que controlava o comércio marítimo no Mediterrâneo. O conflito entre Roma e Cartago as Guerra Púnicas, inicia-se em 264 a.C., quando Roma anexou a Sicília, e estende-se até o ano de 146 a.C. quando o exército romano destruiu Cartago.


Responda:

1. Por que podemos dizer que Roma tem uma origem histórica e outra mítica? Explique.

2. Em quais períodos podemos dividir a História de Roma?

3. Quais foram as principais causas do conflito entre Patrícios e Plebeus?

4. Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na administração. Quem tinha todas essas regalias?

5. “Roma e Cartago passaram de aliadas a inimigas mortais.” Quais os ganhos que Roma obteve com a derrota de Cartago?​

Soluções para a tarefa

Respondido por AnnaClara200877
4

Resposta:

1 - R : sim

2 - R: Monarquia , república e império

3 - R: buscavam igualdade social

4 - R: não sei

5 - R: não sei

Explicação:

eu sou do 6ano eu acho que está tudo correto de acordo com o texto a 4 e a 5 eu não sei mas alguém pode te ajudar com as 2 blz

Perguntas interessantes