preciso pra agora pfv : texto dissertativo argumentativo sobre (dia da consciência negra) e racismo no brasil..
obg mínimo 20 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
No dia 20 de Novembro comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, é uma data para o povo brasileiro se lembrar que a luta por uma sociedade com igualdade, democracia, união e sem preconceitos é preciso para o desenvolvimento do nosso país. Dia 20 de Novembro é uma data em que devemos lembrar com orgulho, pois a mesma foi criada pela resistência dos negros ao racismo e à escravidão, uma resistência que fez o futuro ser mudado. Foi neste dia que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, então teve sua cabeça exposta em Recife, em praça publica, em função de intimidar os outros escravos, evitando outra revolta, lugar onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade dos seres humanos. O racismo ainda é a forma mais clara e simples de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e escondida, afinal, pouco é discutido sobre o assunto. A imagem do negro passada pela televisão, pelos livros, pelas universidades e pelos trabalhos ainda é inferior à imagem do branco. Os negros nas novelas, por exemplo, transmite o racismo, pois estão sempre em cargos abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, então será detido se cometer tal crime, mas é impunidade é grande.Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter da pessoa, afinal, os negros estão tão presentes na nossa cultura quanto os brancos.
Explicação:
Resposta:
RESUMO DA RESPOSTA
Explicação:
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.